No momento, você está visualizando Entenda se a procrastinação pode indicar problemas de saúde
Um novo estudo, mostra como evitar os compromissos pode ser um sinal de problemas de saúde

Entenda se a procrastinação pode indicar problemas de saúde

A cientista afirma que outros fatores não considerados na análise

Evitar os compromissos pode ser um sinal de problemas de saúde? Deixar a louça para mais tarde, adiar o início dos estudos para uma prova importante ou deixar para depois a realização de atividades importantes, são hábitos comuns de procrastinadores. Um novo estudo, publicado este mês na revista Jama Network Open, mostra como evitar os compromissos pode ser um sinal de problemas de saúde.

Usando uma escala de procrastinação, os cientistas dividiram os participantes em dois grupos para comparação. O primeiro: os com maior tendência de adiar tarefas. E o segundo, os com menor predisposição. No entanto, ao final dos nove meses, eles responderam a um questionário onde mediram-se vários critérios sobre saúde.

Outros fatores não considerados na análise podem explicar as associações entre a procrastinação e malefícios à saúde

Níveis mais altos de procrastinação se associaram a problemas de saúde mental, com sintomas mais fortes de depressão, ansiedade e estresse. Bem como, maior incidência de dores incapacitantes nos ombros ou braços, pior qualidade do sono, solidão e dificuldades financeiras.

De acordo com a cientista, outros fatores não considerados na análise podem explicar as associações entre a procrastinação e malefícios à saúde. Desse modo, reconhece as limitações do estudo, como o curto período de tempo decorrido e a recorrência da aplicação dos questionários.

“Ao fazer com que os alunos respondessem a questionários em vários momentos, poderíamos ter certeza de que altos níveis de procrastinação estavam presentes antes de medirmos sua saúde”, afirma Eva.