A professora Eliane Luciano diz experiência turística como São Paulo é a sua sala de aula
Eliane Luciano, 54 anos, é professora e responsável pela empresa de inglês Teacher Ly, que oferece aulas online e experiências de imersão linguística por São Paulo. Já faz mais de 25 anos que leciona inglês na própria escola.
Apesar de adotar uma metodologia própria, suas aulas costumavam seguir um modelo mais convencional e voltado ao ensino presencial. Com o fim da pandemia, ela decidiu inovar: apostou em atividades relacionadas ao turismo local para que os alunos possam treinar a segunda língua em situações reais. Desde 2022, ela diz já ter atendido mais de 1 mil alunos.
“Eu era jogadora de basquete e foi nos treinos que eu tive a oportunidade de aprender inglês. Um dia a professora falou que eu tinha uma boa pronúncia, mas expliquei que a minha família não tinha condições de pagar um curso [para me desenvolver]”, lembra a empreendedora. A professora de Educação Física decidiu pagar um curso de inglês para Eliane, que tinha 11 anos na época. Nos anos seguintes, ela se formou em Letras e nunca deixou o idioma de lado.
Mulheres empreendedoras
Quando abriu o curso Winners Team, em 1997, as aulas eram ministradas na casa do cliente e em grandes empresas, como Itaú. A metodologia utilizada por ela desde a abertura é focada na associação de imagens a palavras, com foco na utilização de áudios e vídeos de nativos. A professora também evita a tradução, já que pode levar ao “vício” de pensar em português e depois traduzir para o inglês.
Com a chegada da pandemia, além de passar a oferecer aulas online, a empreendedora reformulou a marca. “Os alunos diziam que se conectam melhor com professores do que escolas”, conta. Eliane mudou o nome da empresa para Teacher Ly e começou a aparecer mais nas redes sociais, o que ajudou a criar uma proximidade com os clientes. “Isso me abriu portas, hoje tenho estudantes de outros estados”, conta.
As aulas podem ser individuais ou em grupo, e a professora também oferece curso de português para estrangeiros. Aproveitando as diferentes nacionalidades dos seus estudantes, ela, portanto, decidiu criar um produto em que possibilitasse o contato entre eles.
Para isso, desenvolveu o Winners Tour, realizado em regiões turísticas de São Paulo, como a Avenida Paulista. Além de permitir o contato entre brasileiros e estrangeiros, a experiência estimula os alunos a utilizar apenas a língua que estão aprendendo para se comunicar e fazer pedidos em restaurantes, por exemplo.
Eliane explica que entra em contato com os estabelecimentos primeiro e explica a proposta. Caso não haja atendentes que falem inglês, ela faz a tradução durante a conversa. O serviço custa R$ 300 por pessoa e inclui transporte e alimentação. Aliás, os grupos são de cerca de dez pessoas.