Os interessados em participar das oficinas deverão realizar as inscrições, diretamente nos locais onde acontecem os cursos
A população e os interessados devem estar atentos aos locais e as datas de inscrições da oficinas, porque as vagas são limitadas. O Núcleo de Qualificação Profissional da Secretaria de Assistência Social de Várzea Grande – responsável pela realização do programa Qualifica + VG – disponibiliza todos os meses várias oficinas que ofertadas de forma gratuita.
A ação é fruto de uma parceria firmada entre a Prefeitura Municipal, o Sindicato Rural de Nossa Senhora do Livramento e o Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), operadora dos cursos.
De acordo com o coordenador, a grade de oficinas realizada pelo Senar (Sistema Nacional de Aprendizagem Rural), está fechada até o mês junho, e já estamos preparando a grade de cursos para o segundo semestre deste ano. “O Senar é um dos nossos maiores parceiros e juntos já realizamos mais de 120 oficinas proporcionando às famílias do município, oportunidade de conhecerem novas funções e de também se empreenderem. Várias pessoas que realizaram os cursos estão empregadas, e muitas se tornaram donas de seu próprio negócio”, comemorou.
A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, destacou a importância que o programa Qualifica + VG vem tendo no município, bem como de referência para outras cidades do Estado de Mato Grosso. “A mobilização realizada nos Centro de Referência em Assistência Social tem sido fundamental para o sucesso desse programa. Além de informar sobre as vagas disponíveis, as gerentes dos CRAS ajudam na divulgação das oficinas que acontecem no órgão ou então nas unidades sociais vinculadas à Secretaria de Assistência”.
Contudo a gestora disse ainda que as parcerias de serviços têm ampliadas e que o programa Qualifica + VG têm trabalhado em duas vertentes. Isto é, qualificação profissional e inserção ao mercado de trabalho, uma vez que o programa também atua na captação de vagas e seletivas de emprego.
Confira as oficinas que realizadas no mês de maio
Inclusão Digital: realizada na Rede Cidadã, ao lado do Terminal Andrè Maggi”, no período de 01/05 a 05/05 (período integral). Estão disponíveis 20 vagas.
Confecção de Artesanato em Ponto em Cruz no espaço do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. No bairro Maringá II, no período de 03/05 a 05/05 (período integral). Estão abertas 15 vagas.
Produção de Derivados do Leite na nova Casa da Mulher, no bairro Imperador, no período de 15/05 a 19/05 (período integral). Estão disponíveis 15 vagas.
Confecção de Vestuário Básico Feminino na nova Casa da Mulher, localizado no bairro Imperador, no período de 22/05 a 26/05 (período integral). Também são 15 vagas disponíveis.
Panificação Artesanal na ACAMIS, no período de 22/05 a 26/05 (período integral). Estão sendo ofertadas 15 vagas.
Produção de Derivados do Leite no CRAS São Mateus, no período de 22/05 a 26/05 (período integral). Estão sendo ofertadas 15 vagas.