O objetivo é incentivar o empreendedorismo e promover a geração de renda
O município de Várzea Grande tem ampliado a grade de cursos e oficinas de capacitação para atender à população. Assim, todos os meses disponibiliza a lista dos locais e número de vagas para cada formação. Os cursos fazem parte, no entanto, do Programa Qualifica + VG, com o objetivo incentivar o empreendedorismo e de promover a geração de renda, por meio da capacitação técnica.
Neste mês de junho, o programa Qualifica + VG está ofertando cinco novos cursos. Por exemplo, confecção de vestuário feminino, processamento de carne bovina e derivados, produção de derivados de leite e queijo. Incluindo, produção de tomate, pimentão, pimenta, berinjela e jiló, produção de polpa de frutas. Todos esses cursos estão sendo ministrados pelo Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT).
“É importante que a população esteja atenta aos cursos que são oferecidos, de forma gratuita. E ainda mais, aos beneficiários do Sistema Único de Assistência Social. Pois um deles certamente se encaixa na sua preferência ou necessidade. A lista de cursos está disponível, contudo, em todos os Centros de Referência em Assistência Social. Lá é possível obter pois informações relativas à capacitação. Além de outras muitas outras informações”, destacou o coordenador do Núcleo de Capacitação da Secretaria de Assistência Social, Jovanil Flores da Silva.
A projeção para este ano pode alcançar a marca de 200 cursos
O coordenador reforçou ainda a importância de a população estar atenta aos canais de comunicação como, por exemplo, o portal da prefeitura municipal. Ali divulgarão fatos e notícias da gestão, as redes sociais, e os grupos de WhatsApp, como também as ações da secretaria.
Como lembra a secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, todos os cursos ofertados pelo Município, em parceria com o Senar, têm sido concluídos com sucesso. “No ano passado foram mais de 120 cursos em diversas áreas de atuação. Já a projeção para este ano é que alcance a marca dos 200, beneficiando assim, mais de 5 mil famílias”.
Grade de cursos
Confecção de Vestuário Feminino (Integral)
Local: Cras Cristo Rei
Vagas: 15
Início das aulas: 9 de junho
Processamento de carne bovina e derivados (integral)
Local: Acamis
Vagas: 15
Início das aulas: 9 de junho
Produção de derivados de leite e queijos (integral)
Local: Cáritas
Vagas: 15
Início das aulas: 16 de junho
Produção de tomate, pimentão, pimenta, berinjela e jiló (integral)
Local: Centro Vovô Zeid
Vagas: 15
Início das aulas: 16 de junho
Produção de polpa de frutas (integral)
Local: Subprefeitura
Vagas: 15
Início das aulas: 29 de junho