Você está visualizando atualmente Projeto “A arte de proteger” acontece nas escolas de Várzea Grande

Projeto “A arte de proteger” acontece nas escolas de Várzea Grande

Projeto da Guarda Municipal “A arte de proteger” será apresentado em todas as escolas da Educação Básica de Várzea Grande

A equipe de Educação para o Trânsito da Guarda Municipal de Várzea Grande, através da parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer irá contemplar então todas as escolas da Educação Básica com o projeto “A ARTE DE PROTEGER”.

Assim, o projeto conta com apresentações de Teatro de Fantoches que abordam temas adaptados às necessidades da comunidade escolar. Bem como do trânsito, meio ambiente, pandemia da Covid-19, dengue, exploração do trabalho infantil, exploração sexual contra crianças e adolescentes. Além do tema gravidez na adolescência, boas maneiras, faça bonito entre outros.

A equipe da Guarda Municipal a frente do projeto é composta pela coordenadora GM Fraulen Eliza Rodrigues de Miranda do Espírito Santo e GM Inês Guimarães Rodrigues.

Para a coordenadora, o trânsito é o principal objetivo, pois os estudantes são pedestres e passageiros, e no futuro serão condutores. “De maneira lúdica e divertida orientamos as crianças sobre as sinalizações que existem nas ruas. Ou seja, o uso do cinto de segurança, não beber e dirigir, não falar no celular, uso de dispositivos de segurança para conduzir as crianças, como o bebê conforto, a cadeirinha, o assento de elevação e suas respectivas idades para cada uma. Orientamos também qual a idade correta para andar como passageiro em uma motocicleta”, explica.

Durante as apresentações, as crianças recebem orientação para conversarem com os pais para não jogarem lixo pela janela do veículo, como por exemplo, a tampinha de garrafas pet, plásticos e outros tipos de lixo do mesmo material. Assim como o transitar a pé e jogar o lixo na rua ou até mesmo em terrenos baldios.

Guarda municipal de VG tem projeto aprovado em Fórum Brasileiro de Segurança Pública. - Blog do Pedro Luis

Projeto A arte de proteger

Dessa forma, o projeto conscientiza crianças para o presente e para um futuro limpo, sem mortes no trânsito e sem a proliferação do Aedes aegypti.

O projeto “A ARTE DE PROTEGER” já atendeu três escolas, se apresentando para 781 crianças entre 04 e 12 anos, 55 adultos participaram das apresentações. A expectativa da equipe é que até julho as apresentações contemplem 80. Até o final do ano 100% das escolas vão levar também as apresentações até os Centros de Educação Infantil – CMEIs.

Para a GM Fraulen, prevenção é a palavra-chave do projeto “A arte de proteger “. “Não existe melhor maneira de aprender do que se divertindo”, pontua.

Fonte: PM Várzea Grande