No momento, você está visualizando Quais as técnicas de estudo para o Enem nesta reta final?
Além de estudar os principais temas que podem cair no exame do Enem, é preciso estratégia para lidar com o tempo - Foto: Pixabay

Quais as técnicas de estudo para o Enem nesta reta final?

Além de estudar os principais temas que podem cair no exame do Enem, é preciso estratégia para lidar com o tempo

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro e, nesta reta final de estudos, a organização é a palavra-chave. Além de estudar os principais temas que podem cair no exame, a estratégia para lidar com o tempo, de acordo com o modelo da prova, é a dica para garantir uma boa nota. 

 “É fundamental que o plano de estudos inclua, pelo menos, uma vez por semana, responder perguntas com tempo similar ao do Enem. Assim, o aluno pode treinar em sequência o mesmo número de questões que fará em cada dia, além da produção da redação”, diz a professora Carol Mendonça.

Carol comenta ainda que a dificuldade mais comum dos estudantes é a de alcançar a habilidade de ler tantos textos e questões seguidas em um curto prazo, por isso esse treino é essencial.  

Além disso, ela cita os simulados como boa tática de plano de estudo. “Os simulados com questões inéditas com base nas provas anteriores são ótimos. Para que os candidatos se familiarizem com a abordagem da prova e para que revisem conteúdos que sempre caem”, completa. 

Material no Youtube

No YouTube, a professora disponibiliza semanalmente simulados para a parte de linguagens do Enem. “Não há possibilidade de compreender a lógica das questões sem estudar as versões anteriores. É necessário estudá-las, pesquisar as referências usadas [que costumam se repetir] e consumir o conteúdo sugerido por elas”. 

Outra estratégia de preparo sugerida por Carol é o uso de ferramentas de IA. Dessa maneira, podem ser úteis para criar temas de redação no padrão do Inep assim como contribuir para a preparação. 

Na reta final de estudos, ela também recomenda “a revisão dos assuntos que caem todos, além da busca pelo equilíbrio entre conhecimento e a inteligência emocional para alcançar segurança e frieza na hora da prova”. 

Para a professora, esse equilíbrio é um dos maiores desafios. “Mas com prática e material de qualidade, é possível desenvolver as habilidades necessárias e mandar bem no Enem”, tranquiliza.   

Confira o calendário do Enem 2024  

  • 3 de novembro: primeiro dia de prova 
  • 10 de novembro: segundo dia de prova
  • 20 de novembro: divulgação dos gabaritos
  • 13 de janeiro de 2025: resultado do Enem

Fonte: cnn