Também caíram os preços da cebola e do tomate
A queda nos preços de proteínas como as carnes e o frango ajudou a desacelerar o ritmo de aumento da alimentação na passagem de janeiro para fevereiro. O grupo Alimentação e Bebidas passou de uma alta de 0,55% em janeiro para uma elevação de 0,39% em fevereiro. Isso, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) divulgado nesta sexta (24), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O grupo Alimentação e Bebidas deu uma contribuição de 0,08 ponto porcentual para a taxa de 0,76% do IPCA-15 deste mês. A alimentação no domicílio subiu 0,38%, devido às altas da cenoura (24,25%), hortaliças e verduras (8,71%), leite longa vida (3,63%), arroz (2,75%) e frutas (2,33%).
Por outro lado, houve queda também nos preços da cebola (-19,11%), tomate (-4,56%), frango em pedaços (-1,98%) e carnes (-0,87%). A alimentação fora do domicílio subiu 0,40%. O lanche teve alta de 0,78%, e a refeição fora de casa aumentou 0,16%.
IPCA-15: prévia da inflação fica em 0,76% em fevereiro
O indicador acelerou na comparação com janeiro, quando ficou em 0,55%, puxado, principalmente, pelo grupo de educação.
Entretanto, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) — considerado a prévia da inflação oficial do país — ficou em 0,76% em fevereiro. A informação, contudo, veio nesta sexta (24), através do IBGE.
O índice acelerou na comparação com janeiro, quando ficou em 0,55%. Já o indicador acumulado em 12 meses desacelerou de 5,87% para 5,63%. Em fevereiro de 2022, o IPCA-15 foi de 0,99%.
A exceção ficou por conta de vestuário, único a apresentar deflação no mês
De acordo com o IBGE, dentre os nove grupos de produtos e serviços pesquisados para composição do indicador, oito tiveram alta na comparação com janeiro. A exceção ficou por conta de vestuário, único a apresentar deflação no mês.
O maior impacto sobre a prévia da inflação, no entanto, partiu do grupo de educação, que teve alta de 6,41% em relação a janeiro. Respondendo assim, por 0,36 ponto percentual (p.p) do índice de fevereiro.