No momento, você está visualizando Reabertura de museu da UFMT tem obras de artistas negros
Começa na quarta-feira a exposição que marca a reabertura do Museu da UFMT

Reabertura de museu da UFMT tem obras de artistas negros

Reabertura do museu da UFMT vai ocorrer após dois anos de fechamento por conta da pandemia e do isolamento social

A exposição “À Flor da Pele: Arte Negra no Museu”, dedicada a artistas negros mato-grossenses, marca a reabertura do Museu de Arte e de Cultura Popular (Macp) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, que ficou fechado durante dois anos em decorrência do isolamento. As obras ficarão expostas a partir da próxima quarta-feira (28), das 13h às 19h.

O evento é uma parceria com o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MAS-MT). A mostra é uma exposição com artistas jovens e artistas canônicos, que possuem suas obras no acervo do MACP. O trabalho busca o diálogo entre gerações de artistas negros e negras que passaram pelo museu.

O evento ainda conta com artistas plásticos mato-grossenses, tais como Gervane de Paula, Paty Wolff, Paulo Pires, Adão Silva / Babu 78, Elaine Fogação, Rodolfo Luis, Sol Ferreira, Vânia de Paulo, Nilson Pimenta, Benedito Nunes, Osvaldina dos Santos, Clínio de Moura e o artista Baiano Rubem Valentim in memoriam Alcides Pereira dos Santos.

A programação oferece rodas de conversa, exibição de filmes e visitas guiadas. A acessibilidade desta mostra é realizada em parceria com o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UFMT. Para a curadora Ludmila Brandão, a exposição se destaca pela natureza irruptiva do movimento negro que enfim habita o espaço público.

“A arte negra não é só apenas uma arte objetivada, ou colocada como coadjuvante. Pelo contrário, dentro da perspectiva de nosso estado é uma arte muito expressiva, e basicamente os artistas plásticos mato-grossenses ajudaram a formar a identidade desse Estado, com que há de mais genuíno dentro de suas produções”, explicou.

Mais informações sobre a exposição, você encontra no site da Universidade Federal de Mato Grosso.