Educadores, cooperativas de reciclagem, ONGs e moradores do Jardim Iguassu vão se unir no próximo dia 01/04 para um grande Mutirão da Coleta Seletiva de sensibilização sobre a importância da coleta seletiva
Além de promover a coleta, o Mutirão da Coleta Seletiva pretende divulgar informações sobre as vantagens e a forma correta de separar materiais que podem ser destinados à reciclagem.
O mutirão será promovido pelo Programa Mãos Pro Futuro, criado pela ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, com a assessoria técnica da Visões da Terra, empresa de consultoria em sustentabilidade.
A iniciativa terá a participação do Serviço de Gerenciamento de Resíduos (Seger), das cooperativas Nova Esperança e Coopercicla, em parceria com várias instituições privadas e públicas. Entre elas o Sanear e a Secretaria Municipal de Educação.
“A coleta seletiva foi universalizada em Rondonópolis no final do ano passado, mas ainda tem pouca adesão. Estamos unindo forças em um grande movimento para então mostrar a importância e popularizar o hábito da reciclagem. Precisamos do apoio de todos”. Assim disse Sebastião Fernando Jacinto, da Seger.
Atualmente, Rondonópolis coleta mais de 6,3 mil toneladas de resíduos sólidos por mês e menos de três por cento vai para a coleta seletiva. Mas que recolhe o chamado ‘lixo seco’ (plásticos, papeis, vidros e metais).
O material reciclável passa por uma triagem na Usina de Tratamento de Resíduo (UTR) e comercializado com empresas especializadas. A renda é distribuída entre as duas cooperativas de reciclagem e ajuda a manter o sistema. Todavia hoje também abre vagas de trabalho para várias reeducandas de Rondonópolis.
Durante o mutirão haverá o recolhimento de materiais recicláveis, palestras e também ação de divulgação do programa Mãos Pro Futuro. Assim, terá a distribuição de panfletos contendo o calendário da coleta seletiva e orientações de como separar o lixo destinado.