Nos municípios de Pedra Preta e Rondonópolis apresentaram os resultados das pastagens, por meio do Sistema de Integração Lavoura e Pecuária (ILP)
No dia de campo divulgaram o resultado das pastagens. A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em parceria com Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) e outros, realizaram o Dia de Campo na Região Sul do Estado (7), no município de Pedra Preta (238 km de Cuiabá), e no dia 9, em Rondonópolis (212 km da capital). Assim, apresentaram os resultados desenvolvidos nas Unidades Demonstrativas (UDs), voltadas para recuperação de pastagem degradada, por meio do Sistema de Integração Lavoura e Pecuária (ILP), do Programa Integra Zebu. O encerramento está previsto portanto para às 11 horas.
No município de Pedra Preta, o Dia de Campo na Fazenda São Bendito, na área do produtor rural, Marcelo Villas Boas, a programação contou com três estações nos estandes de campo, a integração lavoura-pecuária em sistema de consórcio milho e brachiaria, recuperação de pastagem degradada com plantio sucessivo de milho e pastagem, silagem de milho e do capim BRS Capiaçu, planejamento nutricional dos animais e ganho de peso. Mas o produtor Marcelo, fez uma palestra enfocando as mudanças e melhorias com o novo sistema ILP e os parceiros também abordaram sobre o sistema.
Resultados das pastagens
Enquanto que em Rondonópolis, o Dia de Campo na Fazenda Santa Josefina, aconteceu na propriedade do produtor rural Laércio Polizel. Desse modo, o engenheiro agrônomo da Empaer, Eduardo André Ferreira mostrou os resultados do Sistema de Integração Lavoura e Pecuária (ILP). Assim também, a médica veterinária da Empaer, Raquel Cazonato, destacou o preparo de alimentos para bovinos de corte em Sistemas Integrados no período da seca. O produtor Laércio contou sobre a experiência de fazer parte do projeto.
As duas propriedades possuem touros puro de origem (PO). Por isso, com registro na ABCZ, vem recebendo assistência técnica da Empaer e pelo projeto Integra Zebu. Os participantes visitaram a área de pastagem e avaliaram os resultados obtidos.