No momento, você está visualizando Robô que apaga incêndio passa em teste em Fortaleza
O robô que apaga incêndio vai trabalhar com bombeiros para tornar operações mais seguras em Fortaleza

Robô que apaga incêndio passa em teste em Fortaleza

O robô que apaga incêndio vai trabalhar com bombeiros para tornar operações mais seguras e rápidas em fortaleza

O Brasil é o primeiro país da América Latina a testar o Aircore, um robô que apaga incêndio com mais rapidez e segurança testado em Fortaleza. O robô vai auxiliar no combate de incêndios urbanos e florestais com mais assertividade e a proteger a vida dos bombeiros envolvidos nas ações.

O teste aconteceu durante o combate ao fogo em uma área de vegetação no Bairro José Walter. Conforme o Corpo de Bombeiros, os agentes da 4ª Companhia do 1º Batalhão foram acionados via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) para a ocorrência, na semana passada.

Tecnologia de ponta – equipamento move-se por esteiras e pode entrar em terrenos irregulares e acidentados

O robô Aircore conta com tecnologia de ponta, holofotes de alta capacidade, assim como câmeras de filmagem regular e térmica. O equipamento move-se por esteiras e pode entrar em terrenos irregulares e acidentados, onde outros veículos teriam dificuldade para acessar.

A primeira ação com o robô foi um sucesso - Foto: Bombeiros do CE

Operação otimizada deste robô em Fortaleza

Na ocorrência, o robô ajudou a reduzir o fogo com jatos de água potentes. Com o apoio de câmeras, ele também acompanha a temperatura do ambiente. E, além disso, é possível orientar sobre os pontos em que os bombeiros devem ter mais atenção.

Mas com a turbina do Aircore, é possível ainda resfriar o ambiente mais rápido e reduzir o consumo de água. Logo após o controle do fogo, foi feita uma análise da extensão do terreno para garantir a impossibilidade de uma nova ocorrência de incêndio na região.

Além do robô que apaga incêndio, deslocaram para o local mais dois veículos da corporação. De acordo com os agentes, o número maior de bombeiros se deu por conta das condições climáticas e de acesso ao terreno.