Estudantes de Robótica avaliam que as aulas criam um ambiente colaborativo e os capacita para o mercado de trabalho
A tecnologia educacional na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso se mostrou uma ferramenta poderosa para engajar os estudantes, tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico e significativo. Com a robótica educacional utilizada desde o primeiro semestre de 2022, a Seduc-MT estabeleceu aulas com abordagem inovadora. Assim, vem preparando os jovens para os desafios do mercado de trabalho e da vida acadêmica.
Conforme Alan Porto, os investimentos apenas em robótica educacional que fazem parte do Programa de Educação Tecnológica da Seduc, já somam R$ 61 milhões.
Segundo ele, para os estudantes do Ensino Médio, a robótica se mostrou uma forma eficaz de despertar o protagonismo e o pensamento crítico. Além disso, aumentar a capacidade da resolução de problemas entre os jovens.
Para a professora Raquel Mazochin, a robótica contribui significativamente para o enriquecimento do processo educacional.
De acordo com a educadora, o envolvimento dos estudantes no processo de construção e programação de robôs, juntamente com o suporte educacional, cria um ambiente colaborativo e motivador.
Para o estudante Uriel Francisco de Jesus Silva, do 3º ano, as aulas são de extrema importância para a vida futura. “Tenho a oportunidade de aprender programação e desenvolvimento de equipamentos tecnológicos. Isso me abriu um novo horizonte, sobretudo no campo profissional”, comentou.
Já o estudante Felipe Barbosa Mello, do 3º ano, destacou que o trabalho em equipe nas aulas de robótica é fundamental para o desenvolvimento. “Com foco e organização conseguimos executar o projeto e isso é muito importante, porque a tecnologia é o nosso futuro”.
O mesmo entendimento é compartilhado entre os estudantes Maria Eduarda Ferreira da Conceição e Rudson Henrique Santos Duarte. “A tecnologia faz parte de nossas vidas em todas as situações”, comentaram.
Na avaliação de Cainã Godoy, gerente de projetos da SIM Inova, desenvolvedora do programa SimRobótica, os jovens da geração atual crescem imersos na cultura digital, e prepará-los para o futuro é essencial.
Educação 10 Anos
Tecnologia no Ambiente Escolar é uma das 30 políticas educacionais do plano Educação 10 Anos, que objetiva colocar a educação pública de Mato Grosso entre as cinco mais bem avaliadas no país até 2032.
Além da robótica educacional também são componentes desta política, a Educação Makerspace e a utilização pedagógica do Metaverso. Além disso, o STEAM – acrônimo em inglês para as disciplinas Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, TVs e Chromebooks na sala de aula, Escolas Vocacionadas à Tecnologia (EVOTEC) e conectividade.