Você está visualizando atualmente Secretaria de Saúde de Rondonópolis orienta alunos e entrega kits de higiene bucal
A Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis promoveu uma orientação de higiene bucal na CMEI Liege Santos Pereira

Secretaria de Saúde de Rondonópolis orienta alunos e entrega kits de higiene bucal

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma orientação de saúde bucal na CMEI Liege Santos Pereira 

A odontóloga Natália Barbosa Rocha, conduziu uma palestra para aproximadamente 260 crianças em Rondonópolis, com o intuito de orientá-las sobre a importância da higiene bucal e ensinar a técnica correta de escovação. 

Durante a palestra, abordaram temas relacionados à saúde bucal de forma lúdica, utilizando vídeos educativos para tornar o aprendizado mais dinâmico e eficaz. Além disso, orientações, distribuição de kits de higiene contendo creme dental, escova e fio dental, visando incentivar a prática dos cuidados diários. 

Esta iniciativa não se restringe apenas a essa escola. Na próxima semana, outras também contempladas com a mesma ação. As próximas unidades a receberem a visita de um odontólogo serão a CMEI Arthur Lula da Silva, no Celina Bezerra, e a CMEI Natália Máximo Lima, na região da Mamed. Nessas ocasiões, serão oferecidas atividades preventivas e educativas em saúde bucal, como aplicação de flúor, verniz fluoretado, selante, além de educação em saúde e escovação supervisionada. 

É importante ressaltar que essa não é a primeira vez que a Secretaria de Saúde promove ações de orientação de saúde bucal nas escolas municipais. Já realizaram trabalhos na EMEI Rubens Alves de Souza e na Cmei Anterina Miranda de Morais. 

Neuzeli Fuza, superintendente de Saúde Bucal, ressaltou a importância de cuidar da saúde bucal das crianças para garantir dentes fortes e saudáveis na fase adulta. “Essas ações não apenas promovem a conscientização sobre a importância de cuidar dos dentes. Mas também contribuem para a formação de hábitos saudáveis que irão beneficiar as crianças ao longo da vida”, disse. 

Manter com disciplina o hábito da higiene bucal várias vezes ao dia tem benefícios diretos na sua saúde 

Estudos indicam que a expectativa de vida está relacionada ao hábito saudável de realizar a higiene bucal 

Escovar os dentes três vezes ao dia, após as refeições, passar fio dental e usar enxaguante bucal faz parte de uma rotina de limpeza da boca. “O hábito da higiene bucal deve começar ainda cedo, a partir dos 6 meses de idade”, explica a cirurgiã-dentista Brenda Romeu. 

A boca é a principal porta de substâncias para dentro do corpo., E a imunidade local pode contribuir para a defesa contra fungos, protozoários, bactérias e vírus. Isso não quer dizer, porém, que a cavidade da boca é isenta de micro-organismos. Mas o equilíbrio no ambiente é fundamental para garantir um bom funcionamento do corpo.