No momento, você está visualizando Prefeitura de Rondonópolis convoca população para evitar a dengue
Além do trabalho dos agentes de combate às endemias, o município de Rondonópolis pede a colaboração da população para evitar a dengue

Prefeitura de Rondonópolis convoca população para evitar a dengue

Além da intensificação do trabalho dos agentes de combate às endemias, o município pede a colaboração da população para evitar dengue

A previsão de mais chuvas para as próximas semanas tem preocupado a equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis por conta do surgimento de novos criadouros do mosquito transmissor da dengue.

Na próxima semana o município vai começar uma ação conjunta com o governo de estado para tentar reduzir focos do mosquito. Cada região visitada pelos agentes, uma média de 30% de imóveis estão fechados, ou seja, os agentes não tiveram acesso para fazer a varredura.

Outra preocupação do departamento de Vigilância Epidemiológica é o alto número de imóveis que estão fechados durante as visitas, cujos moradores não estão em casa.

Participação dos moradores é imprescindível para que o município consiga controlar os casos de dengue

Por isso, o município alerta para que a população colabora limpando seus quintais, evitando objetos que acumulem água podendo servir criadouros das larvas do mosquito.

“A participação dos moradores é imprescindível para que o município consiga controlar os casos de dengue. Sabemos que esse é um período propício para a reprodução do mosquito. Por isso é importante que cada um faça sua parte”, ressaltou a secretária de Saúde, Ione Rodrigues.

Rondonópolis atualmente está enquadrada no nível de alerta para a dengue e em outros municípios da região a situação já está pior, conforme informou a Superintendente de Vigilância em Saúde, Vânia Scapini. Ela comentou que a Prefeitura tem intensificado o trabalho dos agentes todas as sextas-feiras para acabar com focos do mosquito nas regiões de maior ocorrência de pessoas infectadas, como o jardim Primavera, Sagrada Família, Parque São Jorge e Jardim Gramado.

A partir da semana que vem o município terá o reforço do estado nesse trabalho com a disseminação de informações, visitas e eliminação de criadouros. Estão previstas ações em escolas municipais e estaduais, hospitais, unidades básicas de saúde (UBS) e unidades de pronto atendimento (UPA), farmácias, órgãos públicos, entidades de classe, instituições religiosas, instituições de nível superior, bancos e comércio, supermercados, rodoviárias, aeroportos e terminais de ônibus, bares e restaurantes.