Prefeitura de Rondonópolis tem investido no Estádio Municipal Engº Luthero Lopes para competições e a Copa do Brasil edição 2022
A Prefeitura de Rondonópolis vem cumprindo com o seu compromisso de readequar a iluminação dos refletores do campo do Estádio Municipal Engenheiro Luthero Lopes. Dessa forma, se prepara para as competições esportivas e o campeonato de futebol da Copa do Brasil edição 2022 que eventualmente acontecerão em Rondonópolis.
Por exigência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), é necessário enviar alguns laudos técnicos a entidade até o dia 14/01. Isto é, antes da definição de mando de campo dos confrontos da Primeira Fase. Assim como os mandos de campo da Segunda, que ocorrerão em um sorteio no dia 17 de janeiro, às 15h (horário de Brasília).
Conforme a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), o laudo de vistoria da Polícia Militar será entregue à diretoria do União Esporte Clube (UEC). Além dos laudos da Vigilância Sanitária, do Corpo de Bombeiros e da Engenharia, que já estão prontos e aprovados.
No entanto, de acordo com a SMEL, o laudo de vistoria da PM ainda está em vigor até o mês de fevereiro/2022. A praça esportiva local está apta a realizar jogos, sob o ponto de vista técnico e de segurança.
Conforme o engenheiro, o novo sistema de iluminação vai constar de melhorias significativas no fluxo luminoso
Todavia, a questão dos refletores é um pouco mais complicada, pois exigiu um projeto técnico de readequação por parte da Sinfra. Mas já está pronto e aprovado pelo Prefeito José Carlos do Pátio, e deverá seguir para a licitação em breve.
Caso não haja nenhum impedimento legal, dentro de aproximadamente 60 dias as obras passarão pela licitação. Logo após os prazos legais, a realização das readequações na iluminação de campo.
Infelizmente, como o prazo do sorteio de mando de campo da primeira fase é curto (17), é muito provável que as partidas com horários noturnos, sejam realizadas em outra praça esportiva da região, muito provavelmente na Arena Pantanal na capital Cuiabá.
Logo após a conclusão das obras, o Estádio Luthero Lopes estará apto sediar competições esportivas e jogos noturnos, com o conforto e a qualidade de luminosidade ideal para os jogadores e torcedores.
Readequações
Segundo informações do engenheiro eletricista Samuel Garcia de Souza, da Sinfra, o projeto de readequação da iluminação de campo, está orçado inicialmente em R$ 1.564.365,04, e com recursos próprios do município.
Conforme o engenheiro, o novo sistema de iluminação vai constar de melhorias significativas no fluxo luminoso. Além de eliminar sensivelmente o deficit luminotécnico do atual sistema.
Samuel relata que o Projeto Básico elaborado para o estádio prevê refletores Led de 1.500 W, com fluxo luminoso de 225.000 lumens. “Os refletores atuais possuem aproximadamente 180.000 lumens, com isto, esperamos estar adequando a iluminação do estádio aos critérios exigidos pelas instituições de regulação das competições esportivas (CBF e FMF)”, disse o engenheiro.
Fonte: Prefeitura de Rondonópolis