Rondonópolis contará com a instalação da UTRA, Mapa, vinculada a Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Mato Grosso (SFA/MT)
A instalação desta unidade no município que é uma das estrelas do agronegócio brasileiro, visa colocar o Mapa mais próximo dos produtores rurais da região, dando então celeridade e eficiência para os processos.
A parceria firmada entre o município e o Mapa para instalação em Rondonópolis da UTRA ofertará os serviços do Ministério acertada durante reunião. Reunião ocorreu (3) no Palácio da Cidadania, entre o prefeito José Carlos do Pátio, o vice-prefeito Aylon Arruda. Assim também, contou com o Superintendente federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Mato Grosso (SFA/MT), Maurício Munhoz.
Articulada pelo vice-prefeito Aylon junto ao Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, a reunião com Maurício Munhoz, serviu para fechar os detalhes da parceria para oficializar a instalação da UTRA em Rondonópolis, que contará com a Embrapa Agrossilvipastoril. “Fechamos a parceria e estamos estruturando para que até no início do próximo ano já possamos contar com a instalação desta agência da UTRA do Ministério da Agricultura em nosso município”.
Todavia, a UTRA do Mapa em Rondonópolis deve ser instalada no prédio onde funciona a unidade avançada do Instituto Nacional de Colonização. Além da Reforma Agrária (Incra) no município, também viabilizarão uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal.
Pela parceria firmada, o município deve ceder dois servidores para auxiliar no funcionamento da UTRA do Mapa em Rondonópolis. Segundo Munhoz, o presidente Luís Inácio Lula da Silva autorizou e o Mapa está realizando um concurso público para a contratação de novos servidores. Sendo assim, alguns deverão ser designados para a unidade de Rondonópolis.
Segundo ele, a instalação desta unidade faz parte do propósito de ampliar a atuação do Mapa de forma descentralizada. Em outras palavras, aproximar o serviço técnico dos produtores rurais.