A explosão que ocorreu no prédio da segunda maior cidade da Ucrânia, são mísseis da Rússia, segundo ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kubela
Uma explosão num prédio do governo da segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv, nesta terça-feira (1) deixou ao menos seis pessoas mortas e muitas ficaram feridas, incluindo uma criança, após um ataque dos militares da Rússia. A confirmação da informação ocorreu pelo Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia em um post do Telegram nesta terça-feira (1).
A explosão atingiu um prédio do governo, de acordo com vídeos do incidente postados pelo Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia (MOFA). Bem como pelos funcionários do governo ucraniano.
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kubela, disse que “ataques com mísseis russos” causaram a explosão. Ele reforçou, então, o pedido para que outros países “isolem a Rússia totalmente”.
A busca por possíveis vítimas continua em andamento, ainda de acordo com o governo.
Na segunda-feira (28), pelo menos nove civis foram mortos por ataques com foguetes russos em Kharkiv, disse o prefeito Ihor Terekhov. Conforme ele, três crianças morreram.
“Os mísseis atingiram prédios residenciais, matando e ferindo civis pacíficos. Kharkiv não vê tantos danos há muito tempo. E isso é horrível”, disse ele. Terekhov disse que quatro pessoas saíram do abrigo para pegar água e foram mortas.
Uma família de dois adultos e três crianças foi queimada viva em seu carro, disse ele. Outras 37 pessoas ficaram feridas. Assim também, a administração da cidade de Kharkiv deu os mesmos números.
Capital da Ucrânia
Sob cerco desde a sexta-feira 25, a então capital Kiev permanece sob controle dos ucranianos. Sem conseguir tomar a capital, assim a Rússia enviou ontem um comboio de veículos blindados que está a 30 quilômetros da capital.
“A Rússia está travando uma guerra em violação do direito internacional humanitário”, informou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia. “Assim mata civis, destrói a infraestrutura civil. O principal alvo da Rússia são as grandes cidades, que agora são atingidas por seus misseis.”
Fonte: oalvo