Você está visualizando atualmente A Secretaria Municipal de Saúde destaca o “Dezembro Vermelho”
A SMS realizou nesta quinta (1), no Dia Mundial da Luta contra a AIDS, a abertura da programação do Dezembro Vermelho

A Secretaria Municipal de Saúde destaca o “Dezembro Vermelho”

A campanha visa combater os casos de HIV/AIDS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou (1), no Dia Mundial da Luta contra a AIDS, a abertura da programação do Dezembro Vermelho. A campanha prevê o combate ao HIV/AIDS.  A iniciativa aconteceu até às 12h no ambulatório da Coordenação de Assistência Social e Saúde (Cass). Bem como, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Desse modo,  realizar mil testes, sendo 200 de cada agravo (HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C). Além disso, quatro  enfermeiros e dois psicólogos integraram a equipe no local.  Atualmente, 4.204 casos de HIV/AIDS estão em acompanhamento, sendo que 3.700 no Serviço de Atendimento Especial (SAE) Grande Terceiro e 504 no SAE Norte.

“Também estaremos distribuindo folders com orientações e esclarecimentos sobre o assunto e preservativos para fortalecer a campanha Dezembro Vermelho. Além disso, os testes podem ser feitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)”, explicou a coordenadora de Programa IST/AIDS e Hepatites Virais da SMS,  Mariella Padilha.

Ação no Centro Político Administrativo

No dia 7, a iniciativa irá contar com a distribuição de kits no Centro de Especialidades Médica (CEM). E nas Policlínicas do Planalto, Coxipó, Pedra 90, UPA Verdão, UPA Morado do Ouro e UPA Pascoal Ramos.

Haverá  também uma ação no Centro Político Administrativo, ainda na primeira quinzena do mês (data a definir). Sobretudo, com orientações e Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), que é uma medicação preparatória contra HIV.  A profilaxia também acontece no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) Grande Terceiro e SAE Norte (anexo a clínica da família).

Segundo uma Nota Técnica do Ministério da Saúde, a Profilaxia (PrEP) de risco à infecção pelo HIV é liberada para pessoas a partir dos 15 anos. No caso, com adolescentes a partir dessa idade e com peso corporal igual ou maior a 35 kg, apresentando potencial risco para infecção por via sexual pelo HIV.