Você está visualizando atualmente RONDONÓPOLIS: Secretarias da Saúde e Educação levam vacinas às escolas municipais
Além dos dois imunizantes acima citados, também estarão disponíveis as demais vacinas de atualização da caderneta vacinal

RONDONÓPOLIS: Secretarias da Saúde e Educação levam vacinas às escolas municipais

Também estarão disponíveis as demais vacinas de atualização da caderneta vacinal

Uma parceria estabelecida entre as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, vai disponibilizar vacinas contra os vírus da Influenza e Covid-19 nas escolas da rede municipal de educação. Além dos dois imunizantes acima citados, também estarão disponíveis as demais vacinas de atualização da caderneta vacinal.

Segundo o Gerente de Departamento de Saúde da SMS, Paulo Padim, equipes das unidades de saúde mais próximas das escolas, vão até as escolas e creches. E ainda mais farão a vacinação das crianças com idades a partir dos seis (6) anos. Bem como, a atualização da carteira vacinal, se houver necessidade.

Os pais e alunos serão devidamente orientados sobre os horários e dias da semana em cada unidade escolar. Todavia, os pais deverão apresentar a carteira de vacina e autorizar a imunização da criança. Padim ainda ressalta que a vacina bivalente contra a Covid-19 também está a disposição nas unidades de saúde. Mais precisamente nos horários normais de funcionamento de segunda a sexta-feira.

Para essa imunização estão liberadas, crianças de seis anos acima. Bem como, servidores da Saúde e Educação. Incluindo, Indígenas e Quilombolas e pessoas de 18 anos acima. E, por último, pessoas imunossupressoras de 60 anos acima.

“É muito importante que as pessoas levem seus filhos para se vacinarem”

Paulo Padim reforça o pedido para que as pessoas se imunizem e levem as suas crianças para se vacinarem. “É muito importante que as pessoas, principalmente os pais, levem seus filhos para se vacinarem e atualizarem a carteira vacinal.

Estamos no outono e logo vai chegar o inverno, onde as oscilações de temperatura, contribuem significativamente para o surgimento e agravamento das condições respiratórias, principalmente nas crianças e idosos. A vacina evita que os quadros de saúde se compliquem e até evoluam para uma eventual pneumonia, por exemplo”, explicou.

A propósito, a escola CMEI – Enézio Machado Vieira, localizada no Res. Bispo Pedro Casaldaliga, já iniciou a vacinação dos seus alunos e servidores. Aliás, cada escola, vai comunicar antecipadamente os pais dos alunos sobre a vacinação (influenza e covid), e para os demais públicos alvos. As vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município de segunda a sexta-feira, nos horários normais de funcionamento.