Neste ano, o Sebrae-MT realizou 194.559 atendimentos por meio do serviços digitais, refletindo o cenário atual brasileiro
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso, Sebrae-MT, encerra as atividades de 2021 com números muito positivos. Foram 194.559 atendimentos, entre consultorias, cursos, oficinas, orientações palestras, seminários, entre outros. Um total de 68.504 atendimentos aos clientes por meio dos serviços digitais ao longo desse ano, confirmando assim a modalidade de serviços remotos como a mais volumosa e refletindo o cenário atual brasileiro.
A diretora técnica Eliane Chaves, lembra que o Sebrae Mato Grosso, assim como todas as organizações, viveram intensamente as crises e as oportunidades.
“Fechamos os nossos números e eles nos mostram um recorde de atendimentos. Principalmente nos nossos canais remotos, mostrando que o empreendedor brasileiro dos pequenos negócios aprendeu a lidar com a tecnologia, buscando informações, capacitações, orientações para o seu negócio.”
De acordo com ela, essa é a nova linha de atuação e o Sistema Sebrae teve condições de se adaptar e ter resiliência.
Aliás, o volume de pessoas que buscou algum tipo de informação (302.254) comprova a vocação do Sebrae-MT como referência. Foram 106.156 orientações feitas no período de janeiro a dezembro.
A empresária Silvia Hirata, de Campo Verde, proprietária do Brechó de Luxo, é um exemplo de empreendedora que está sempre em busca de conhecimento e informação para aprimorar seu empreendimento. Ela enfrentou problemas de saúde, que a levaram a passar por duas cirurgias no pé, em 2021.
Assim que fez o Prospera MEI, não parou mais. Ela aproveitou o tempo mesmo estando com a loja fechada nesse período de maior movimento, quando se recuperava da última cirurgia.
As vendas caíram por causa do seu afastamento, mas a loja não fechou e está animada para a reabertura no início de janeiro
Enquanto isso, ela parou para avaliar as peças, separar, etiquetar e fazer divulgação virtual dos produtos. “As clientes vêm os posts e acabam interessadas em comprar”, conta. Segundo ela, as vendas caíram por causa do seu afastamento, mas a loja não fechou e está animada para a reabertura no início de janeiro.
Em 2021, foram atendidos 55.331 pequenos negócios pelo Sebrae MT. Realizaram a divisão por categoria empresarial e a grande maioria continua sendo de microempreendedor individual (MEI). Estes somaram 32.838 pessoas atendidas.
As microempresas (ME) foram 16.571, assim como as empresas de pequeno porte (EPP) 4.533. Produtores rurais também buscaram o Sebrae. Especialmente micro empresas do campo – 1.041 atendimentos e outras 74 empresas de pequeno porte desse segmento.
Na estratificação dos serviços, 12.071 pequenos negócios foram atendidos com soluções de inovação. Também atenderam 2.821 professores que receberam conteúdos ligados à educação empreendedora.
A diretora técnica reforça que a atuação em rede e a cooperação entre instituições e parceiros estratégicos faz com que todos ganhem. Todos podem entregar para os pequenos negócios uma informação, um serviço, um acesso.
Para ela, ouvindo as demandas dos clientes, será possível em 2022 buscar um patamar de excelência e de agilidade nessa entrega, nessa solução.
“A vertente que se desenha é de expansão crescente no mundo digital. A ano de 2022 será um ano que exigirá de todos nós resiliência, cooperação, inovação e confiança de que podemos contar sempre com o Sebrae.
Fonte: Sebrae-MT