Capacitação do Sebrae-MT abordará o tema “Como registrar sua marca” com o analista técnico, Nager Castilho Amui
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae-MT) promove no dia 24/02 o workshop presencial “Como registrar sua marca”, de 18h30 às 21h30, na sede da instituição, em Cuiabá (Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 3.999 – CPA).
O analista técnico do Sebrae MT, Nager Castilho Amui vai conduzir a capacitação, cuja programação parte do conceito do que é marca, trata da busca de nomes e tipos de marcas, fala sobre classificação de produtos e serviços, sem deixar de lado a parte prática de como formular o pedido de registro, bem como a concessão e prorrogação de registro.
Amui explica que, se o empresário demora muito para pedir o registro de uma marca ele corre o risco de outra empresa registrar primeiro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) o seu pedido. Dessa forma ele perde o direito de utilizar aquela marca, mesmo que já esteja atuando no mercado há mais tempo.
Segundo ele, outro risco muito comum é o uso de uma marca que já existe. “Empresas que não pesquisam nomes previamente no registro de marca podem ter esse problema. Apenas no INPI é possível saber com certeza se a marca já é apropriada”, alerta.
Se a marca já tem o registro, a empresa obrigatoriamente terá de trocar o nome, o que é complicado. Especialmente quando foi feita divulgação e o mercado já absorveu o nome. Isso traz grandes prejuízos financeiros. Afinal foram feitos investimentos em peças publicitárias, folders, banners, fachada, logo e tudo precisará passar por uma reformulação completa.
O workshop “Como registrar sua marca” será gratuito
“Gastos com branding, marketing, posicionamento e plano de negócios, custam caro. Além disso, o empresário terá que investir em marketing para campanhas de conscientização da nova marca”, reforça Amui.
Além das perdas econômicas, há ainda um risco de manchar a reputação da empresa e o relacionamento com os clientes. Sobretudo se ele enfrentar processos, tiver que pagar indenizações, sem falar da própria troca do nome por questões jurídicas de registro.
“Ter o registro deferido lhe dá direito exclusivo de uso, bem como o licenciamento da marca para outras empresas. Você poderá licenciar o uso da sua marca para terceiros e obter lucros em cima disso através da cobrança de royalties”, conclui o especialista.
O Sebrae MT atua de forma orientativa mostrando assim aos clientes como fazer o processo de registro de marcas.
O workshop “Como registrar sua marca” será gratuito, mas é preciso se inscrever no link www.mt.sebrae.com.br. Mais informações no telefone 0800 570 0800.
Fonte: Sebrae-MT