Competições Jogos Escolares reúnem estudantes de 12 a 17 anos em etapas regionais e estaduais
A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) divulgou o calendário oficial dos Jogos Escolares e os Jogos Estudantis Mato-grossenses em 2023. De abril a junho, 10 municípios sediam as fases regionais e, em julho, outros três recebem as etapas estaduais.
Nas fases regionais, os Jogos Escolares e Estudantis envolvem todas as regiões do Estado e realizadas nos municípios de Alta Floresta, Arenápolis, Juara, Pontes e Lacerda, Cáceres, Vila Rica, Nova Xavantina, Sinop, Alto Garças e Primavera do Leste. Escolas e seleções municipais disputam as modalidades coletivas de basquete, futsal, handebol e vôlei.
As equipes campeãs em suas respectivas regiões avançam para a etapa estadual de cada faixa etária. As disputas estaduais dos Jogos Escolares, que reúnem estudantes de 12 a 14 anos, ocorrem no período de 1 a 7 de julho, em Lucas do Rio Verde. Enquanto que os títulos estaduais dos Jogos Estudantis de Seleções envolvendo estudantes de 15 a 17 anos, serão disputados de 21 a 27 de julho, em Água Boa.
Para as modalidades individuais, o evento volta a unificar e já começa na fase estadual, que se realizará em Várzea Grande, de 13 a 16 de julho. Nesse período, os estudantes competem nas provas de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica, lutas, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez.
Jogos Escolares
Os campeões estaduais das modalidades coletivas e individuais representarão Mato Grosso nas fases nacionais correspondentes. Organizados Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos Estudantis serão sediados em Ribeirão Preto (SP), de 2 a 17 de setembro. Entretanto, os Jogos Escolares, organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), ocorrem no mês de novembro, em local a definir.
Para participar dos Jogos Escolares e dos Jogos Estudantis, portanto, cada município deve inscrever suas equipes e atletas. Os regulamentos geral e específicos das competições, bem como as fichas de inscrição, estarão disponíveis no site da Secel a partir de 10 de março.