Virada Científica acontece na Escola Estadual de Ensino Médio Major Otávio Pitaluga até sexta-feira (13)
A Seciteci realiza a 3ª edição da Virada Científica, que desta vez ocorre em Rondonópolis. O evento acontece na Escola Estadual de Ensino Médio Major Otávio Pitaluga e segue até sexta-feira (13). Aliás, os ingressos são gratuitos.
A iniciativa, contudo, é fruto de uma parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e Instituto Tecnológico de Gestão Estratégica e Organização Social Sustentável (I-Geos). O objetivo é popularizar a ciência no Estado.
A programação conta com exposições científicas, apresentações culturais e oficinas. Dessa forma, ficará aberta ao público das 8h00 às 11h30, das 13h30 às 17h00 e das 19h00 às 21h00.
As instituições parceiras participam do evento como expositores, como a Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Museu Dom Aquino, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).
Estas iniciativas têm um papel importante em tornar a ciência acessível e interessante
Além de marcar presença com a carreta que leva mais de 30 experimentos científicos e o Planetário Digital, o Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso (MT Ciências) promoverá oficinas de robótica criativa e foguete de garrafa pet. O Programa Recytec também participa do evento com uma exposição e coleta de lixo eletrônico.
De acordo com Sophia Paiva, assistente de coordenação do MT Ciências, destaca a importância de eventos como a Virada Científica. “Estas iniciativas promovem aproximação da sociedade com os saberes científicos, tendo um papel importante em tornar a ciência acessível e interessante. Eles possibilitam que o público amplie sua própria visão de mundo, influenciando na carreira e no futuro dos alunos que visitam o evento”, afirma Sophia.
Essa será a 3ª edição da Virada Científica. As duas primeiras ocorreram em Cuiabá e Várzea Grande.