No auditório da Prefeitura Municipal de Rondonópolis
A Prefeitura Municipal de Rondonópolis convida a sociedade a participar da Conferência Intermunicipal de Cultura que acontecerá aqui na cidade até 10 de Setembro. As inscrições estão abertas e o convite se estende a todos os interessados, aos integrantes do segmento artístico-cultural de Rondonópolis. Incluindo, Jaciara, Juscimeira, Dom Aquino, São Pedro da Cipa, Guiratinga e Tesouro e toda sociedade civil em geral.
Conforme a organização, o evento que integra o SNC- Sistema Nacional de Cultura, acontecerá no dia 11 das 13h as 18h, no auditório da Prefeitura Municipal de Rondonópolis.
Lembrando que essas conferências são uma exigência do SNC, para cada município brasileiro incluindo os 141 de Mato Grosso. O evento já está na sua 4ª Edição e, logo após, as conferências municipais, haverá a conferência estadual e a seguir a Nacional.
De acordo com o secretário Pedro Augusto Araújo, a conferência pretende debater seis eixos temáticos. Pois eles vão compor o escopo das propostas aqui debatidas para serem apresentadas e apreciadas durante a 5º Conferência Estadual de Cultura. Senso assim, acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de outubro na capital Cuiabá (MT).
Eixos Temáticos
Os seis eixos temáticos a serem debatidos na conferência local são:
- Eixo 1-Marcos legais e sistema nacional de cultura;
- Eixo 2: Democratização do acesso à cultura e participação social;
- Eixo 3: Identidade, patrimônio e memória;
- Eixo 4: Diversidade cultural e transversalidade de gênero, raça e acessibilidade na política cultural;
- Eixo 5: Economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade;
- Eixo 6: Direito às artes e às linguagens digitais.
Ainda durante a 4ª CMC, acontece a eleição dos delegados que representarão o município em Cuiabá.
Como dito: os interessados de Rondonópolis poderão se inscrever até o dia 10 de Setembro. Por meio de preenchimento de Formulário Eletrônico disponibilizado no link de cadastro da 4ª Conferência Municipal de Cultural: https://docs.google.com/forms/d/1VYcSKoBaGyTBTOo4Vg137Wx-qi7c_Z66IbsSk4J0raI/edit.
Para mais informações, o edital de convocação da conferência segue publicado no diário oficial do município.
A Secult externa que a presença e participação do segmento artístico-cultural é muito importante. Pois representa o maior patrimônio cultural do município.
Delegados
Ainda conforme a organização, poderá se candidatar qualquer agente cultural. E ainda mais com atuação reconhecida e domicílio eleitoral em Rondonópolis há mais de dois anos. Devidamente cadastrado, contudo, na Secretaria Municipal de Cultura, pelo mapeamento municipal.
Lembrando que terão direito a votar e serem votados para delegados, todos os participantes que residirem no município e que estiverem adimplentes com seus cadastros homologados através do formulário digital de cadastramento e mapeamento de pessoas físicas ou jurídicas.
Programação
A organização da conferência divulgou a programação do evento que começa no dia 11 de setembro às 13h com um coffee break. Já às 13h10 acontece a recepção dos participantes e convidados. No horário das 13h20 a composição da mesa. E às 13h30 acontece uma apresentação cultural (Dança regional pela Associação Cultural Império Junino Siriri). A partir das 13h35: Apresentação musical de Jaciara (MT). No horário das 13h40 ocorre a abertura oficial com a fala do secretário Municipal de Cultura, Pedro Augusto e demais autoridades. Em seguida, às 14h inicia as discussões tendo como base os seis eixos temáticos: Institucionalização.
Às 16h, a Eleição dos delegados para participar da 5ª Conferência Estadual de Cultura. Dias 24, 25 e 26 de outubro em Cuiabá (MT). E, por fim, às 17h30 acontece o Coffee break e o encerramento às 18h.