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De 8 a 15 de abril, a comunidade escolar irá se engajar em diálogos de prevenção dirigidos à tolerância, à resiliência, à empatia e ao respeito à diversidade

Seduc-MT realiza semana de prevenção e combate ao bullying e cyberbullying

De 8 a 15 de abril, a comunidade escolar irá se engajar em diálogos de prevenção dirigidos à tolerância, à resiliência, à empatia

No Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, a Seduc-MT realiza a Semana de prevenção e combate ao bullying e cyberbullying” na rede estadual de ensino.

De 08 a 15 de abril todas as escolas da rede vão desenvolver atividades que tratem sobre a prevenção e o combate à intimidação sistemática (bullying) e intimidação sistemática virtual (cyberbullying).

Além disso, professores e demais trabalhadores da educação deverão se engajar em diálogos que possibilitem o desenvolvimento de competências socioemocionais dirigidas à tolerância, à resiliência, à empatia e ao respeito à diversidade.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, essa iniciativa busca trabalhar o tema bullying dentro dos ambientes escolares. Isso vai proporcionar aos estudantes uma reflexão, promovendo um ambiente seguro e acolhedor.

“O objetivo é estimular para que todos possam desenvolver-se livremente, sem medo ou discriminação. Assim, contribuirá para o bem-estar emocional e o sucesso acadêmico de cada estudante”, completou o secretário.

Para Patrícia Carvalho, será um momento importante para incentivar ações de acolhimento, sobretudo às vítimas. Bem como mobilizar a comunidade escolar a participar do Webinar Bullying e Cyberbullying que será realizado em abril em data ainda a ser definida pela Seduc.

“Vamos reforçar que o ambiente escolar é um espaço de acolhimento seguro e onde eles também poderão consolidar seus direitos. Dessa maneira, promoverá diálogos sobre a prevenção e o combate à prática do bullying e cyberbullying”, pontuou.

Ainda segundo ela, as unidades escolares também deverão realizar palestras, rodas de conversas abordando respeito mútuo, empatia, amizade, solidariedade, inclusão da diversidade. Além de incluir na rotina escolar o uso das ferramentas da Justiça Restaurativa para a resolução pacífica dos conflitos no ambiente escolar.

As atividades terão as participações das Coordenadorias de Gestão Escolar e de Rede das 14 Diretorias Regionais de Educação (DREs).