São 200 vagas para servidores de 48 municípios
Estão abertas as inscrições para o curso de Aperfeiçoamento das Atividades de Gestão Ambiental dos Municípios Descentralizados, por meio do Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). No entanto, o curso é para servidores dos 48 municípios que já possuem autonomia para gestão ambiental e capacitação acontecerá em Primavera do Leste (234 km de Cuiabá) entre os dias 16 e 19 de agosto.
O evento prepara os técnicos municipais para executar as atividades de licenciamento, bem como, de fiscalização, monitoramento e educação ambiental, no âmbito de seus territórios. Aliás, a capacitação é gratuita. As vagas são limitadas a 200 inscritos, portanto, para se inscrever clique aqui.
O curso de aperfeiçoamento é para quem já tem gestão ambiental
O curso é promovido pela Superintendência de Gestão de Desconcentração e Descentralização (SGDD) e conta com o apoio das Superintendências de Infraestrutura, Mineração, Indústria e Serviços (SUIMIS). Bem como, da Educação Ambiental (SUEAC) e da Prefeitura de Primavera do Leste.
O conteúdo aborda a legislação ambiental, a irrigação e o pátio de descontaminação, além dos armazéns de grãos em áreas urbanas e de insumos agrícolas. Assim também, tratará do tema de geração de energia fotovoltaica, pavimentação, drenagem e loteamento.
Curso da Sema-MT de Aperfeiçoamento de Gestão Ambiental:
Aperfeiçoamento das Atividades de Gestão Ambiental dos Municípios Descentralizados
Quando: de 16 a 19 de agosto
Onde: Av. Dom Sebastião Figueiredo, 451 – Primavera II, Primavera do Leste – MT
Inscrições: Aqui
Telefones de contato: (65) 3615-4964 (Educação Ambiental) ou (65) 3613-7248 (Superintendência de Gestão de Desconcentração)
Ações da Sema-MT – Operação Amazônia
A operação Amazônia integra órgãos estaduais e federais, sob a coordenação da Sema-MT. Tudo com o objetivo de coibir crimes ambientais, monitorar e fiscalizar mudanças na vegetação. E, sobretudo, promover o embargo de áreas.
O Estado aplica multas, embarga áreas e apreende equipamentos e máquinas utilizadas na ação criminosa. Dessa forma, descapitaliza os infratores para evitar a reincidência. Quem desmata ilegalmente responde também nas esferas criminal e civil. E, além disso, recebe processo administrativo.
Integram a iniciativa as Secretarias de Estado de Meio Ambiente, de Segurança Pública, o Exército Brasileiro, Polícia Militar e a Polícia Judiciária Civil. Além do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer),o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT) e o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea). E, por fim, o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), o Ministério Público Federal (MPF) e o Ibama.