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Debate faz parte do ciclo de seminários e oficinas Educação Digital: caminhos inclusivos para a transformação curricular na educação básica

Seminário do MEC aborda histórico da educação digital

Debate faz parte do ciclo de seminários e oficinas Educação Digital: caminhos inclusivos para a transformação curricular na educação básica, que o MEC realizará até junho

O ciclo de seminários e oficinas Educação Digital: caminhos inclusivos para a transformação curricular na educação básica começou com o seminário. O encontro aconteceu no auditório da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília (DF).  

O ciclo realizado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica. Com o objetivo de disseminar as boas práticas adotadas pelas redes educacionais, bem como discutir caminhos para implementação dos referenciais curriculares existentes. Na abertura do primeiro seminário, Alexsandro Santos, diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, introduziu a ideia geral do ciclo.

Para ele, quando se pensa a qualidade da democracia, hoje, é inevitável discutir qual é a relação entre participação política, democracia e as tecnologias. Assim como permeiam as relações sociais, tendo em vista que a tecnologia também tem recomposto a experiência individual dos seres humanos. 

Alexsandro Santos também destacou a importância do MEC, junto aos entes federados e subfederados. Ao pensar no próximo passo de uma agenda educacional tão importante como a educação digital.

Painéis

O encontro foi composto por dois painéis, moderados pela coordenadora-geral de Tecnologia e Inovação do MEC, Ana Úngari Dal Fabbro. Durante os painéis, apresentaram os exemplos de experiências internacionais que já têm sistematizações consistentes na implementação de educação digital nos currículos. Assim como perspectivas de representantes das redes educacionais sobre caminhos para a implementação. Os participantes também dialogaram sobre a história de construção dos referenciais curriculares para educação digital no Brasil. 

Dessa maneira, o Painel 1 contou com a participação de Ivan Siqueira, relator da resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre a BNCC Computação, complementar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Luiz Roberto Liza Curi, presidente do CNE; e Diana Daste, diretora do British Council.

Enquanto que o Painel 2 ocorreu com Roni Miranda Vieira, secretário de Estado da Educação do Paraná, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); Luiz Miguel Martins Garcia, dirigente municipal de Educação de Sud Mennucci, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); e Fabiane Bitello, vice-presidenta da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) da Região Sul.    

Agenda

A primeira oficina do ciclo será no Nordeste, na próxima terça-feira, 12 de março, como parte da programação do Fórum Regional de Dirigentes Municipais de Educação, que acontecerá em Aracaju (SE). O próximo seminário terá o tema “Educação Digital e currículo”. A programação do ciclo está disponível na página da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec). 

Ciclo O ciclo de seminários, assim como as oficinas é uma realuzação da SEB e ocorrerá de março a junho de 2024. Os eventos contarão com duas vias de trabalho, sendo uma informativa e outra colaborativa. Isso feito em parceria com técnicos das áreas de tecnologia, currículo, avaliação, formação de professores e materiais didáticos das secretarias de educação. 

Assim, os seminários e as oficinas contarão com especialistas, pesquisadores, professores e gestores das redes de diferentes regiões do Brasil. Eles vão discutir, dialogar e apresentar contribuições a sistematizadas para orientar as redes de ensino na implementação do eixo de educação digital escolar, da Política Nacional de Educação Digital (PNED) e da BNCC Computação, que complementam a Base Nacional Comum Curricular.