Objetivo do 1º Seminário do programa Alfabetiza-MT é compartilhar boas práticas executadas pelas unidades
Gestores da educação pública de Várzea Grande participaram do 1º Seminário do programa Alfabetiza-MT na última sexta-feira (20). O objetivo foi compartilhar as boas práticas desenvolvidas ao longo do ano, visando a alfabetização de todas as crianças na idade certa. O evento é uma realização da preitura da cidade, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel).
De acordo com o secretário da pasta, Silvio Fidelis, a pandemia teve um impacto muito negativo também na educação. Principalmente nos anos iniciais que são fundamentais para a alfabetização. Por isso, com apoio do Estado, o município tem investido cada vez mais para reverter esse quadro. Ou seja, garantir mais oportunidades no futuro dos alunos.
Elizabeth Britez de Souza, Superintendente de Gestão Escolar da Smecel, por sua vez, falou sobre o desenvolvimento do Programa na rede municipal.
Já a superintendente pedagógica da Smecel, professora Luz Marina Coelho, destacou o objetivo a longo prazo do programa, de garantir um desenvolvimento pedagógico pleno para os estudantes, que sem a alfabetização completa têm muita dificuldade nas próximas etapas escolares.
“Temos um secretário que não mede esforços para providenciar o que há de mais moderno na educação. Então temos todas as ferramentas para continuar avançando, dependendo apenas o do trabalho de cada um de nós fazendo sua parte para termos sucesso”, concluiu.
Evolução nos processos de leitura e escrita
Em 2022, Várzea Grande qualificou mais de 600 professores e coordenadores para trabalharem com alunos a partir dos 4 anos, até o 2º ano da Educação Básica, período fundamental para a alfabetização. Neste ano as formações continuaram e, além destas, a Secretária passou a acompanhar individualmente o desenvolvimento de cada aluno, nas escolas, observando a evolução nos processos de leitura e escrita.
A diretora da Diretoria Regional de Educação de Várzea Grande, professora Maria Denize Souza Carvalho, também participou do evento.