São questões muito importantes porque tratam-se de segurança pública
O senador Jayme Campos toma providências para discutir a instalação de um posto avançado da instituição em Juína. Mais precisamente no noroeste de Mato Grosso. A reunião aconteceu nesta segunda-feira (24), quando se reuniu com a superintendente da Polícia Federal em Mato Grosso, delegada Ligia Lucindo. A delegada se reuniu com o senador na companhia dos policiais Juliana Cardoso e Vagner Montes.
Na reunião também foram debatidos meios de a PF se fazer mais presente na faixa de fronteira de Mato Grosso com a Bolívia. O senador é autor de proposta (PL 2519/19) que destina recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), para o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF). Sobretudo, em análise na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.
“Tanto o incremento da presença da PF para a proteção das nossas fronteiras, quanto a instalação de uma delegacia ou de posto avançado da PF em Juína, são questões muito importantes porque tratam de segurança pública. Por isso a reunião serviu para apresentar a sugestão à superintendente, que se mostrou aberta e disposta a ajudar”, destacou Jayme Campos.
Sobre o município de Juína
Juína é um município brasileiro do estado de Mato Grosso, na divisa com Rondônia. Situa-se inteiramente dentro do bioma Amazônia e é uma cidade-pólo da microrregião do Aripuanã.
O nome da cidade é de origem indígena, da etnia pareci, de grafia “zui-uína”, sendo assim, seu significa é “rio do gavião”. Também há a possibilidade de se originar da etnia cinta-larga “ju-hi-iña”. A denominação Juína é referência geográfica ao Rio Juína-Mirim.
A região foi primeiramente habitada por povos das nações cinta-larga, rikbatsa e ena-wenê-nawê. O território do município de Juína abriga duas enormes áreas indígenas e a população indígena é de 1.008 pessoas e ainda a Estação Ecológica Iquê-Juruena.