Você está visualizando atualmente Senador Jayme Campos busca instalar posto da PF em Juína
A instalação de uma delegacia ou de posto avançado da PF em Juína são questões muito importantes porque tratam de segurança pública

Senador Jayme Campos busca instalar posto da PF em Juína

São questões muito importantes porque tratam-se de segurança pública

O senador Jayme Campos toma providências para discutir a instalação de um posto avançado da instituição em Juína. Mais precisamente no noroeste de Mato Grosso. A reunião aconteceu nesta segunda-feira (24), quando se reuniu com a superintendente da Polícia Federal em Mato Grosso, delegada Ligia Lucindo. A delegada se reuniu com o senador na companhia dos policiais Juliana Cardoso e Vagner Montes.

Na reunião também foram debatidos meios de a PF se fazer mais presente na faixa de fronteira de Mato Grosso com a Bolívia. O senador é autor de proposta (PL 2519/19) que destina recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), para o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF). Sobretudo, em análise na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

“Tanto o incremento da presença da PF para a proteção das nossas fronteiras, quanto a instalação de uma delegacia ou de posto avançado da PF em Juína, são questões muito importantes porque tratam de segurança pública. Por isso a reunião serviu para apresentar a sugestão à superintendente, que se mostrou aberta e disposta a ajudar”, destacou Jayme Campos.

Sobre o município de Juína

Juína é um município brasileiro do estado de Mato Grosso, na divisa com Rondônia. Situa-se inteiramente dentro do bioma Amazônia e é  uma cidade-pólo da microrregião do Aripuanã.

O nome da cidade é de origem indígena, da etnia pareci, de grafia “zui-uína”, sendo assim, seu significa é “rio do gavião”. Também há a possibilidade de se originar da etnia cinta-larga “ju-hi-iña”. A denominação Juína é referência geográfica ao Rio Juína-Mirim.

A região foi primeiramente habitada por povos das nações cinta-larga, rikbatsa e ena-wenê-nawê. O território do município de Juína abriga duas enormes áreas indígenas e a população indígena é de 1.008 pessoas e ainda a Estação Ecológica Iquê-Juruena.