Existem 65 empresas especializadas em vistoria veicular credenciadas em Mato Grosso
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) já conta com 65 empresas especializadas em vistoria veicular credenciadas, ampliando a oferta do serviço para 41 municípios de Mato Grosso. Dessa forma, o cidadão tem a opção de realizar o serviço nas unidades do Detran ou procurar alguma dessas empresas para fazer a vistoria do veículo.
“O credenciamento das empresas especializadas em vistoria veicular demonstra o compromisso do Governo do Estado em criar mecanismos para desburocratização e descentralização do serviço do Detran para facilitar a vida do cidadão”, destacou o presidente do órgão, Gustavo Vasconcelos.
As vistorias feitas por essas empresas podem ser utilizadas para o processo de transferência de propriedade do veículo. Assim como os processos de mudança da Placa de Identificação Veicular (PIV), processos de alteração de características do veículo e substituição de motor. Ainda assim, regravação de chassi, entre outros que exijam a apresentação de vistoria veicular.
Neste momento de pandemia do Covid-19, H3N2, Influenza, o cidadão que precisa realizar o serviço de vistoria veicular e quer evitar deslocamento, pode solicitar o atendimento domiciliar para a realização do serviço junto a essas empresas credenciadas.
No Detran, realizam a vistoria na sede da Autarquia, em Cuiabá. A vistoria pesada, no Distrito Industriário, na Ciretran de Várzea Grande e demais 62 Ciretrans do Estado. Além disso, os atendimentos também são feitos nas agências municipais no interior do Estado.
Para realizar o serviço nas unidades do Detran é necessário fazer agendamento prévio através do site do órgão (www.detran.mt.gov.br).
Somente em 2021 realizaram 596.528 vistorias em veículos, desse total 306.102 feitas por empresas credenciadas.
Vistoria
O serviço de vistoria tem como objetivo verificar a autenticidade da identificação do veículo e de sua documentação. Assim como a legitimidade da propriedade, se o veículo dispõe de equipamentos obrigatórios e se estes estão funcionando. Como por exemplo, as alterações das características originais do veículo e de seus agregados. Caso conste alguma alteração, é necessário realizar a devida regularização e atualização no prontuário do veículo na repartição de trânsito.
Fonte: Detran-MT