Você está visualizando atualmente Setrat intensifica fiscalização de caminhões no perímetro urbano
Os agentes de fiscalização de trânsito da Setrat, estão intensificando ações de controle para proibir a circulação de caminhões na cidade

Setrat intensifica fiscalização de caminhões no perímetro urbano

Os agentes de fiscalização de trânsito, Setrat, estão intensificando ações de controle para proibir a circulação de caminhões na cidade

Do início do ano até esta quinta-feira (11), a Setrat realizou mais de 340 notificações de veículos pesados que trafegavam no perímetro urbano. No ano de 2023, foram mais de 3 mil autuações.

Os problemas gerados pelos veículos pesados trafegando pelos bairros e Centro da cidade são muitos. Ocorrem danos ao asfalto, às redes de água de esgoto, assim como problemas no trânsito. Como lentidão, falta de visibilidade e perigo de acidentes com maior gravidade para terceiros.

A permissão para que os caminhões andem na cidade, se restringe à carga de descarga, com horários específicos, entre 18h e 8 horas. Aos sábados, a liberação ocorre após às 14 horas. Período em que as lojas estão fechadas para os clientes e o trânsito conta com pouco fluxo de veículos.

A multa para os motoristas de veículos pesados e de grande porte por trafegarem no perímetro urbano em horários não permitidos é de R$ 127,00 e está enquadrada como infração média.

Reduzir problemas de falta de fluidez no trânsito e alertar os motoristas

Em Rondonópolis, a cidade possui uma posição geográfica peculiar, pois possui saídas para três capitais. Ou seja, Goiânia (GO), Campo Grande (MS) e Cuiabá e ainda cortada por duas rodovias estaduais, a MT-130 e a MT-270. E a quantidade de veículos pesados passando pelas ruas da cidade grande, mesmo contando com o anel viário.

De acordo com a secretária de Transporte e Trânsito, Priscila Paiva, a intensificação das ações no sentido de coibir esta prática é uma maneira de reduzir problemas de falta de fluidez no trânsito de alertar os motoristas quanto às leis de trânsito da cidade.

“Este tipo de infração consta no Código Brasileiro de Trânsito e aqui na cidade também temos a Lei 6.595, em vigor desde 2011, que instituiu a Zona de Restrição Máxima de Circulação). Assim os locais em que a circulação de veículos pesados só é permitida em horário comercial para ônibus de transporte coletivo do município”, destacou a secretária.