Você está visualizando atualmente Sindicato Rural e SENAR realizam cursos de capacitação
Os moradores de Várzea Grande são convidados para participarem de forma gratuita do curso Embutidos e Defumados de Carne Suína

Sindicato Rural e SENAR realizam cursos de capacitação

Materiais utilizados nos cursos de capacitação serão gratuitos e o aluno não terá nenhum custo

O curso Embutidos e Defumados de Carne Suína está aberto para os moradores de Várzea Grande participarem de forma gratuita. Os cursos de capacitação vieram como resultado da parceria de serviços entre a Prefeitura Municipal de Várzea Grande, Secretaria de Assistência Social, o Sindicato Patronal Rural de Nossa Senhora do Livramento e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MT).

Em suma, o objetivo é proporcionar para essas pessoas a oportunidade de aprenderem a agregar o valor ao produto, uma vez que da carne suína pode ser fabricado diversos itens como linguiça, salames, bacon entre outros.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, todos os materiais utilizados no aprendizado serão gratuitos. Do mesmo modo, ao final do curso de capacitação, o aluno ainda receberá o certificado de conclusão. “Além de aprender como produzir a matéria prima e beneficiá-la, o curso também abre perspectivas para que o beneficiário possa aumentar a renda familiar, produzindo e vendendo os produtos, bem como se inserindo no mercado de trabalho”.

Além disso, o curso de capacitação começou nesta segunda (4), com duração de uma semana, sendo 8 horas diárias, no CRAS do bairro São Mateus.

Outros cursos de capacitação sendo oferecidos

O CRAS do bairro São Mateus, também estão oferecendo o curso de Pescado,  que acontecerá no período de 10 a 15 outubro.

O presidente do Sindicato Patronal Rural de Nossa Senhora do Livramento, Benedito Almeida, disse que vários cursos de capacitação estão em andamento no município. O curso de derivados do leite e queijo, por exemplo, está sendo oferecido aos moradores do bairro Maringá I. Também haverá nas próximas semanas a realização dos cursos de operador de drones e produção caseira de derivados do milho.

“O município de Várzea Grande tem sido um de nossos grandes parceiros e vamos ampliar ainda mais essa parceria. Para 2022, a nossa meta é realizar 280 cursos, que irão beneficiar cerca de 2.800 pessoas.

Essa projeção pode aumentar ainda mais, uma vez que a economia está se recuperando e que está havendo a abertura de novas empresas, o que vai aumentar a contratação de mão de obra especializada. Aqueles que estiverem mais preparados, terão maior oportunidade”, concluiu Benedito de Almeida.

Confira também:  TIM oferece curso gratuito de agronegócio para empresários e estudantes.