No momento, você está visualizando BURNOUT: Saiba como lidar com essa síndrome e seus sintomas
Trabalhar em excesso e não ter momentos para relaxar e descansar propriamente pode causar o burnout

BURNOUT: Saiba como lidar com essa síndrome e seus sintomas

A vida profissional corrida e agitada tem causado burnout cada vez mais nas pessoas

Empreendedores têm uma rotina diferente de profissionais assalariados, mas podem passar por desafios de saúde parecidos. Um deles é a síndrome de burnout, classificada pela OMS como uma doença ocupacional em janeiro de 2022.

Um passo difícil, mas necessário, é trocar os hábitos ruins por bons. Em busca de alívio, você pode estar se apoiando no uso de álcool, drogas e até coisas mais “inofensivas”, como a procrastinação e mau uso do seu tempo. Essas práticas, cedo ou tarde, vão atrapalhar seu progresso e piorar sua saúde.

Em vez disso, busque alternativas. É importante atentar nos momentos em que seu corpo e mente precisam de uma pausa. Empreendedores geralmente têm dificuldade em separar o pessoal do profissional, e isso pode colaborar para que maus hábitos e doenças se desenvolvam.

Tire folgas, mantenha uma rotina equilibrada com exercícios, alimentação saudável e uma boa noite de sono e preste atenção nas necessidades de sua mente e corpo. A saúde de um codepende da saúde do outro.

Inicie apontando horários para cada tarefa e respeitando esses limites, como não atender telefonemas ou responder e-mails depois do tempo estipulado para esses afazeres. Lembre-se de passar um tempo sozinho ou com alguém que ama; ou simplesmente fazer uma atividade confortável, ou seja, como tomar um banho.

É comum que um empreendedor, como líder do seu negócio, se comprometa mais com o ofício do que com si mesmo; ou, além disso, que se esqueça de si e foque 100% no negócio.

É importante romper o estigma ao redor da terapia. Falar sobre saúde mental é importante. Quando se trata de empreendedorismo, podemos enxergar uma certa solidão no ofício. Mas um fato importante é que pessoas bem-sucedidas são sempre cercadas por uma boa rede de apoio.