A síndrome do pânico, antes de tudo, deve ser diagnosticada por um profissional de saúde
Você sabe o que é síndrome do pânico e quais sintomas esse transtorno causa? Caracterizado por crises de ansiedade, que provocam uma forte sensação de medo e mal-estar, esse problema deve ser devidamente tratado com um profissional da saúde.
A boa notícia é que também existem alguns tratamentos naturais auxiliares; como exercícios de respiração e meditação, que podem ajudar bastante nesse processo, garantindo uma maior sensação de bem-estar.
Antes de tudo, é importante destacar que o transtorno do pânico precisa de um diagnóstico e de um tratamento feitos com a ajuda de um profissional da saúde. Síndrome do pânico é um dos transtornos mais comuns de ansiedade, mas não o único. O profissional de saúde; médico psiquiatra ou psicólogo, por exemplo, é capacitado para identificar e formular um curso de tratamento e psicoeducar o paciente sobre o que ele está sentindo.
Os sintomas costumam confundir e assustar as pessoas, sendo comum ouvir relatos de pessoas que foram para a emergência do hospital por achar que o que estavam sentindo era um derrame ou ataque cardíaco.
Buscar ajuda profissional é importante porque, em muitos casos, é necessário tratar com medicamentos, além de criar estratégias psicoterapêuticas para lidar com a crise e o medo de sentir isso de novo.
Exercícios contra a síndrome do pânico
A primeira dica para amenizar uma crise de pânico é recorrer a exercícios de respiração que reduzem a ansiedade e tranquilizam a mente.
Controle sua respiração: lentamente, inspire expandindo a caixa torácica. Você pode fazer uma contagem mental, o que ajuda a manter o foco no que está fazendo. Inspire enquanto conta ‘1, 2, 3, 4’. Segure o seu pulmão bem cheio por ‘1, 2, 3, 4’. Então, expire lentamente por ‘1, 2, 3, 4’, esvaziando o pulmão em sua totalidade.
Controlar a respiração é uma ótima maneira de sair da crise ou diminuir sua intensidade, e também traz outros benefícios significativos; como aumentar a oxigenação do corpo e diminuir o estresse, melhorando nossa capacidade.
Isso pode ser feito através de uma técnica específica para isso ou de atividades como yoga e meditação, nas quais o princípio é o mesmo: estar no momento presente.