Novidade do Snapchat só vale por enquanto para os Estados Unidos
O Snapchat desenvolveu uma nova forma para os criadores do aplicativo ganharem dinheiro. A novidade é que a plataforma está testando anúncios intermediários que aparecem entre as histórias de um pessoa e outra. Porém, é apenas para um pequeno grupo de criadores dos Estados Unidos, sendo que o lançamento para todos será nos próximos meses.
Funciona da seguinte maneira: quando um anúncio é colocado na história de um SnapStar, o Snapchat compartilhará a receita com os criadores. A divisão da receita se baseia em uma fórmula que leva em consideração métricas como frequência de postagem e engajamento. Neste momento, o recurso se limita aos criadores ou personalidades públicas, com muitos seguidores verificados, indicados por uma estrela dourada.
O Snapchat está adicionando várias formas dos criadores de conteúdo monetizarem o seu trabalho no aplicativo. Nos últimos anos, é possível notar anúncios entre os vídeos dos amigos e também na seção ‘Descobrir’, só que agora é a primeira vez que os criadores receberão uma parte da receita dos anúncios.
Lutando contra a concorrência
A justificativa é por conta que o Snapchat identificou que muitas pessoas estavam migrando para o TikTok e outras plataformas concorrentes. No início de fevereiro, o CEO da Snap, Evan Spiegel contou aos investidores que os usuários estão gastando menos tempo postando e visualizando histórias e no lugar, estão assistindo conteúdo no Spotlight, que é equivalente aos concorrentes.
Pensando em se tornar atrativo para mais usuários sentirem vontade de criar conteúdo de vídeo na vertical para o Spotlight, a empresa decidiu pagar US$ 1 milhão por dia até o final de 2020. Então, o Snapchat anunciou que paga milhões de dólares por mês aos influenciadores e criadores de conteúdo que fazem os principais vídeos do Spotlight.
Em 2021, o Snapchat lançou o Spotlight Challenges, que são prêmios em dinheiro para as pessoas que criam os melhores vídeos usando lentes, sons ou tópicos específicos, ou seja, recursos do aplicativo. Além disso, a empresa disse que pagou mais de US$ 250 milhões aos criadores no ano passado.