Ao contrário do que muita gente pensa, sorvete, sorbet e gelato não são exatamente iguais
Muita gente consome as três sobremesas no dia a dia, mas sem saber a diferença entre elas. E você, sabe diferenciar sorvete, sorbet e gelato? A seguir, vamos explicar os ingredientes que os tornam únicos e fazem com que cada um se distinguir do outro. Você poderá, enfim, entender sobre esse assunto.
O sorvete
Podemos definir o sorvete como o mais industrializado entre as três sobremesas. Na verdade, em muitos países, não existem tantas palavras para definir o sorvete. É comum diferenciá-lo por “sorvete tradicional” e “sorvete artesanal”.
Bem, o que nós brasileiros chamamos de sorvete é o produto industrializado, vendido em potes ou em sorveterias. Essa sobremesa tem mais açúcar e gordura do que as versões artesanais. Além disso, ela ainda contém aromatizantes e corantes artificiais; como a maioria dos alimentos ultraprocessados.
Ademais, ele é servido bem gelado, a cerca de -20 °C. Isso faz com que nossas papilas gustativas nem sempre consigam perceber bem o sabor do doce, ainda que ele seja rico em açúcar. O sorvete tradicional ainda tem outro ingrediente importante: o ar.
O sorbet
O sorbet tem como base apenas água e frutas. Não há leite na receita; o que é uma ótima notícia para quem tem intolerância à lactose. Se você quiser tentar fazer um sorbet em sua casa, pode bater em um triturador ou liquidificador alguns pedaços de frutas congeladas com um pouco de água fria. É possível fazer essa receita usando morangos, por exemplo.
No entanto, chocolates e amêndoas também são ingredientes comuns nas receitas italianas. É por isso que o sorbet também pode ser rico em gorduras e açúcares, dependendo dos ingredientes usados.
O gelato
O gelato é feito tendo como base o leite; ou derivados, como o creme de leite. A principal diferença entre ele e o sorvete tradicional, como aquele que compramos no supermercado, é o modo de preparo e a escolha desses ingredientes.
Por ter um processo mais artesanal, o gelato prioriza produtos frescos e não inclui aditivos, como corantes, aromatizantes ou estabilizantes artificiais na receita. Ainda existe a presença de ar para deixar a massa macia, mas ela é inserida naturalmente, mexendo a massa.
Os níveis de açúcares e gorduras vão variar de acordo com os ingredientes usados. Ele é servido em uma temperatura menos fria do que a versão industrial: cerca de -14 °C.