Os efeitos para muitos pacientes, duraram até 48 horas
Acaba de ser anunciado o primeiro e único spray nasal contra enxaqueca do mundo! A novidade procede da farmacêutica Pfizer e teve aprovação da Food and Drug Administration (FDA).
O Zavzpret, nome dado ao spray nasal que promete combater a enxaqueca, é indicado para o tratamento agudo da doença em adultos.
Os estudos da Fase 3 foram publicados na prestigiada revista científica The Lancet Neurology. Assim, apontaram que o spray nasal demonstrou alívio da dor da enxaqueca em 15 minutos após a aplicação. Os efeitos, para muitos pacientes, duraram até 48 horas.
Fase 3
O objetivo do estudo, segundo os pesquisadores, teve êxito. Uma dose única, cerca de 10 mg de Zavzpret, foi mais eficaz que o placebo para ausência de dor e dos sintomas da doença.
“Os resultados deste estudo demonstram, no entanto, o potencial do Zavzpret como um tratamento eficaz com spay nasal para enxaqueca. Pois se trata de um distúrbio neurológico que afeta mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo”, comemorou Richard B. Lipton. Ele é o autor principal do artigo e professor do Departamento de Neurologia na Faculdade de Medicina Albert Einstein.
Richard argumentou ainda mais que, ao final dos testes na Fase 3, é possível dizer que o remédio é um método de tratamento alternativo. Desse modo, tem potencial para preencher uma lacuna importante nas opções do combate à enxaqueca aguda.
O estudo
O estudo aconteceu com a participação de 1405 pessoas, aplicadas com placebo ou dose única de 10 mg do spray. Os participantes passaram por monitoramentos durante suas crises de enxaqueca aguda. Em seguida, receberam o convite para registrarem a intensidade da dor e cabeça com base em uma escala de quatro pontos.
O Zavegepant demonstrou ser muito eficaz no tratamento agudo da enxaqueca. Tendo apresentado assim, melhores resultados que o placebo em 13 dos 17 parâmetros secundários. Incluindo, pois o alívio da dor.
Efeitos adversos
Os efeitos adversos foram pequenos, sendo a maioria alteração do paladar, desconforto nasal e náuseas. Não houve nenhuma adversidade grave diagnosticada durante os testes.
“Aprovado pela FDA, o Zavegepant tem o potencial de ser uma nova opção significativa de tratamento para pessoas com enxaqueca. Particularmente aquelas que desejam o alívio de ação rápida ou se beneficiaram de um método alternativo.”, disse James Rusnak, vice-presidente sênior e diretor de desenvolvimento da Pfizer.
Enxaqueca
A Organização Mundial da Saúde classifica a enxaqueca como a segunda principal causa de incapacidade no mundo.
Ela se caracteriza por ataques, com duração de quatro a 72 horas com múltiplos sintomas. Como por exemplo, com dores de cabeça, náuseas, sensibilidade à luz e ao som.