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A ideia de usar os triciclos elétricos surgiu quando pensou-se em veículo sustentável que atendesse curtas distâncias de forma mais segura

Startup de triciclos elétricos vão disputar mercado com Uber e 99

Gaúcha Grilo Mobilidade vai oferecer deslocamentos curtos em área de 5,5 Km²

A startup gaúcha de transporte Grilo Mobilidade lançou na quinta-feira (13) em São Paulo, seu serviço de triciclos elétricos. Dessa forma, quer atrair usuários que precisam realizar deslocamentos curtos na capital paulista.

Os triciclos elétricos de cabine fechada possuem capacidade para um condutor e até dois ocupantes. Sendo assim, são semelhantes a um minicarro, com transmissão, travas e vidros elétricos, cinto de segurança e rodas aro 12.

Um pouco menor do que um carro tipo hatch, o veículo atrai olhares curiosos no trânsito pelo motor silencioso. Bem como, pela facilidade para mudar de faixa e desviar de obstáculos das vias.

Ao todo, serão 20 veículos que poderão atingir 50 km/h. Percorrendo, entretanto, uma área de 5,5 quilômetros quadrados no entorno da Avenida Paulista, no horário das 8h às 20h, de segunda a sábado.

Fundada em 2019 por três sócios com capital próprio, a plataforma começou as operações em Porto Alegre durante a pandemia. Assim, ja possui uma frota de 15 veículos e 50 mil usuários cadastrados.

A proposta de inserir os veículos de três rodas não é inédita no Brasil

A Grilo afirma que busca ser um complemento da mobilidade urbana, não um competidor direto de empresas de transporte por aplicativo.

A ideia de usar os triciclos elétricos surgiu quando a empresa começou a estudar um formato de veículo sustentável que atendesse a proposta de curtas distâncias de forma mais segura. Sobretudo, ante a explosão dos patinetes elétricos e bicicletas compartilhadas nas capitais.

“Nesses anos de operação tivemos zero acidentes”, disse o cofundador da empresa, Carlos Novaes.

A proposta de inserir os veículos de três rodas não é inédita no Brasil. Pois em janeiro de 2020, a Uber e a Movida lançaram uma parceria onde ofereciam o serviço de transporte por tuk-tuks elétricos em Vitória, no Espírito Santo. Mas o serviço foi descontinuado em março do mesmo ano. Após o decreto estadual de quarentena no início da pandemia.

O usuário vai precisar instalar o aplicativo da Grilo e solicitar um deslocamento

A escolha da maior cidade da América Latina para expandir as operações da empresa, de acordo com Novaes, levou em conta o sistema de transporte diversificado. Assim como o adensamento populacional na região selecionada para o início das operações.

“É uma solução eficiente e confiável para aqueles que necessitam se locomover rapidamente em áreas urbanas movimentadas”, afirmou o executivo.

Os veículos foram desenvolvidos pela Grilo com equipamentos de segurança exigidos pela legislação brasileir e importados de uma montadora asiática. Desse modo, possuem autonomia de 80 quilômetros com uma carga completa de 8 horas, disse Novaes.

Para utilizar o serviço, o usuário deve instalar o aplicativo da Grilo e solicitar um deslocamento de pessoa ou mercadoria por meio dos veículos elétricos.

O condutor recebe em média atualmente 60% do valor da corrida

O pagamento pode ser realizado pelo aplicativo, com tarifa a partir de R$ 4,89. Ao solicitar o serviço, um condutor credenciado chega para realizar o deslocamento, conhecido como “pulo”.

Para ser um condutor da Grilo é necessário realizar um cadastro no site. Além disso, é necessário possuir carteira de habilitação A ou AB e passar por um processo de capacitação.

No entanto, o contrato da plataforma com os motoristas é feito em forma de MEI (microeemprendedor individual). E com direito a um veículo elétrico com manutenção preventiva e corretiva, com recarga diária, seguro contra terceiros, entre outros serviços.

“O condutor recebe em média, atualmente, 60% do valor do deslocamento”, disse a empresa.