Você está visualizando atualmente Quer viver sua própria fanfic? Com Character.AI já é possível
O pulo do gato do Character.AI, é que qualquer pessoa pode criar um novo personagem na plataforma

Quer viver sua própria fanfic? Com Character.AI já é possível

Seja o mocinho do seu livro favorito, a beldade de um filme ou até aquele personagem de um anime Com Character.AI já é possível

O pulo do gato do Character.AI, porém, é que qualquer pessoa pode criar um novo personagem na plataforma. Resumidamente, não é necessário que uma pessoa pública seja “tão famosa” assim, para ter um perfil disponível no app, basta que um usuário qualquer crie.

Quem possibilitou o encontro entre os fãs e seus personagens favoritos é a startup Character.ai. Lançada no ano passado, a empresa liderada pelos ex-pesquisadores do Google, Noam Shazeer e Daniel De Freitas, permite que os usuários “conversem” com personalidades famosas por meio de um chatbot guiado por inteligência artificial.

No app, as pessoas podem conversar com uma IA que se passa por qualquer personalidade, incluindo os famosos de carne e osso como Beyoncé e Elon Musk (ou outras personalidades que já morreram), ou até personagens bastante conhecidos pelos fãs de cultura pop, como Tony Stark, Bruce Wayne, entre outros.

Ao escolher a celebridade no app, o usuário pode conversar, fazer perguntas e até pedir conselhos que a IA entra no personagem.

Como funciona o Character.AI

Para isso, o usuário só precisa se dispor a adicionar um texto descritivo para que a IA aprenda a imitar características do personagem. Quanto melhor e mais rica de detalhes é a descrição, mais fiel é a “atuação” do robô. Depois disso, o personagem fica disponível para todos os outros usuários. Outros usuários que falam com o personagem também podem ajudar a refiná-lo, dando feedback sobre suas respostas. Foi esse o diferencial que chamou a atenção dos fãs mais engajados.

Vale lembrar que a pessoa pode criar qualquer personalidade. Ou seja, personagens de fanfics aparecem com frequência no aplicativo. E se você não acredita no poder da ferramenta, experimente falar com alguns dos fãs que ficaram mais de horas conversando com seus personagens favoritos por meio do Character.AI.

Uma desvantagem, segundo os usuários, é a censura das conversas mais… quentes. O filtro do aplicativo não permite a troca de mensagens de cunho sexual com a IA, para evitar possíveis inconvenientes no futuro.

Mas calma, nem toda IA quer conversar…

Já o ChatGPT, queridinho do momento, até permite trocar uma conversa com o seu personagem favorito, mas a experiência é bem mais sem graça e sisuda. O motivo é bastante óbvio, já que a plataforma não foi feita especificamente para isso. Então, toda vez que o usuário quiser conversar, deverá pedir à IA para se passar pelo personagem desejado e a tecnologia deve lhe lembrar a todo momento que não passa de um programa de linguagem.

Como você percebeu, conversar com o ChatGPT não é a melhor saída para os fãs que querem se sentir mais próximos de seus ídolos fictícios.

Vale ressaltar que mesmo que a IA do Character.AI seja desenvolvida para criar conexão com os usuários, o bom resultado da ferramenta pode ser atribuído à dedicação dos fãs. Já que refinar um personagem para que ele pareça o mais real possível exige tempo e profundo conhecimento da criação, podendo até ser comparado às fanfics em texto, um grande fenômeno na internet.

Se as conversas com a IA do Character.AI vão vingar ainda não se sabe. Mas tudo indica que os fandoms devem ganhar cada vez mais recursos interativos para interagir com seus personagens favoritos no futuro.