No momento, você está visualizando SUPERCHEF: Concurso premia merendeiras com melhores receitas em MT
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) promove a Competição SuperChef da Educação - Melhores Receitas Rede Estadual de Ensino

SUPERCHEF: Concurso premia merendeiras com melhores receitas em MT

Inscrições estarão abertas até 06 de agosto. A receita vencedora estará no cardápio escolar de 2024

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), promove a Competição SuperChef da Educação – Melhores Receitas Rede Estadual de Ensino. Com intuito de valorizar o papel dos profissionais da nutrição escolar na promoção da alimentação saudável adequada no ambiente escolar. Além disso, incentivar a utilização de alimentos oriundos da agricultura familiar como determina o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).

A receita poderá ser de livre escolha do participante, tendo como critério único a obrigatoriedade de ser uma receita salgada. As inscrições estarão abertas até 06 de agosto.

Para participar, basta os interessados estarem desempenhando a função de Apoio Administrativo Escolar- Nutrição Escolar, no ano de 2023. Ou seja, ser de uma unidade escolar da Rede Estadual de Ensino, efetivo ou contratado.

Os interessados em participar podem entrar no site da competição clicando neste link. Em seguida, realizar o cadastro, incluir a receita com os ingredientes, modo de preparo e uma foto da receita pronta.

O resultado final da competição será conhecido no dia 06 de outubro, quando do preparo da receita. Assim, passará por avaliação de quatro jurados, seguindo critérios quanto ao modo de preparo, boas práticas, sabor e apresentação.

Etapas da competição

A competição ocorrerá em etapas: A primeira será eliminatória, em que os ingredientes das receitas serão analisados por nutricionistas da Seduc, quanto ao tipo de alimento (in natura, processado, ultra processado e proibido) e a criatividade.

A segunda será classificatória. Nutricionistas, junto com as Diretorias Regionais de Educação (DREs), irão analisar os ingredientes quanto a viabilidade do PNAE, se são oriundos da agricultura familiar e a criatividade do prato. Nesta fase, as receitas que obtiverem 20 pontos ou mais, participarão da votação por parte da comunidade escolar.

Na fase de votação, as receitas estarão disponíveis no site da competição com a foto, os ingredientes, modo de preparo e a DRE à qual pertence o participante. A votação é aberta e as três receitas mais votadas por DRE serão premiadas. Aliás, a receita vencedora de cada DRE virá para Cuiabá para participar da etapa final.

Premiação

As premiações serão para os três primeiros colocados por DRE e para os três finalistas. No entanto, todos os participantes aprovados na primeira etapa, receberão certificados de participação.

Para os três primeiros colocados na segunda etapa, inscritos em cada Diretoria Regional de Educação, distribuirão os prêmios da seguinte forma. 1º colocado, uma diária com acompanhante em pousada ou hotel; Para o2º colocado, um cartão presente de loja, no valor de R$ 700. Já o  3º colocado, ganhará um day-spa em um salão de beleza, no valor de R$ 400.

Na etapa final, distribuirão os prêmios nas seguintes categorias: 1º colocado levará um notebook, o 2º colocado ganhará um aparelho celular, e o 3º colocado, um tablet.

Os 14 finalistas ganharão curso de gastronomia no formato EAD (online) da Escola de Gastronomia Brasil – IGA. A receita vencedora do 1º lugar estará no cardápio escolar de 2024.