A tendência para o inverno nesse 2023
O xadrez estará com tudo no inverno desse ano, mas não é qualquer tipo de xadrez, e sim o sofisticado Tartan. Pois é uma padronagem atemporal que deve tomar as ruas na estação mais fria do ano com looks incríveis.
Tartan – da Escócia para o mundo
Surgido na Escócia, o tartan não é apenas uma padronagem em tecido quente. Comumente, o tweed foi lançado por alguma grande griffe. Esse xadrez de tamanhos e cores variados é parte da cultura secular dos escoceses, que usavam as padronagens diferentes para identificar cada um das famílias históricas da Terras Altas.
Os Kilts, espécie de “saia” masculina escocesa, é o maior exemplo do quão profunda é a relação escocesa com o tartan, e foi só muitos séculos depois que esse xadrez atravessou as fronteiras e passou a ser usado em confecções de moda em todo o mundo.
Nos anos 90, o tartan se tornou uma sensação, primeiro no mundo rocker que tinha o grunge como principal vertente na época, com vocalistas como Kurt Cobain e Eddie Vader usando e abusando das camisas de flanela com a icônica padronagem xadrez. Depois, de forma mais “pop” com o lançamento do clássico As Patricinhas de Beverly Hills, onde Alicia Silverstone eternizou um conjunto de saia e blazer com padronagem tartan amarela.
Desde então esse xadrez que atende a variados estilo, entra e sai das tendências de tempos em tempos. Em 2023 são várias as ideias de look em que ele pode ser adotado, como você confere a seguir.
Saia midi
A saia em comprimento midi em estampa tartan é um clássico do inverno e pode combinar com várias formas. Sua companheira de sempre, são as botas, sejam com ou sem salto e com o cano de vários comprimentos.
Além disso, todos os estilos conseguem aderir a esse look coringa com tartan, que além da básica segunda pele, fica bem com camiseta de banda e jaqueta de couro (para um look mais rocker), blazer (para uma produção trabalho), ou ainda um sobretudo, que pode ser em cor básica, ou mesmo no mesmo tartan.
Terninho
E que tal um terninho super moderno nessa padronagem? Muito sofisticado, o conjunto em tartan ganha modernidade quando se combina com uma camiseta básica.
Se a ideia fosse deixar o look com uma cara ainda mais fashionista e descontraída, o ideal seria trocar o oxford dos pés, por um belo par de tênis branco. Já para uma produção quebrando o ar masculino, a adição de um belo scarpin de salto fino, seria ideal.
Vestido tartan para o inverno
Quer um look mais invernal do que um vestido em tweed com padronagem tartan? Com o passar dos anos, quebramos o estigma que comprimentos mini não podem servir para o inverno, e o exemplo acima demonstra bem como é possível usá-lo e mesmo assim ficar quentinha.
A dica para quem gostou da ideia aderir ao look de forma ainda mais quente nos dias frios, seria fazer a aquisição de uma meia calça segunda pele, que são mais grossas e imitam a aparência da meia calça preta sobre a pele. Para arrematar tudo naqueles dias de frio extremo, um bom sobretudo deixará tudo ainda mais sofisticado.
Mix de estampas
E se você acha que por ter uma estética tão chamativa, o tartan não pode ser usado com outras estampas. Saiba que essa mistura só deixará os looks ainda mais interessantes. Padronagens de listas (como o exemplo acima), o poa e até mesmo o floral, podem conversar incrivelmente bem com o xadrez. E, sem dúvidas, darão um ar mais moderno para toda a produção.
A atenção, no entanto, deve estar na forma das roupas para que, se não for a intenção, o look não fique over demais. Portanto, para não errar invista em peças estampadas, porém com linhas mais básicas. Lembre-se que você já estará carregando informações suficientes na roupas com as padronagens.
Cores e tartan
Por fim, o tartan fica ainda mais lindo se combinado com cores que fogem do neutro! Ou seja, não, você não precisa usar o seus looks tartan apenas com peças de cor preta, cinza, branca, e etc. Na imagem acima, por exemplo, vemos que a moça decidiu selecionar uma das cores do xadrez para a blusa. Além de ascender a produção, essa escolha deixou tudo muito harmônico.
Assim, essa é uma dica bacana de se seguir se houver dúvida em qual cor combinar com seu xadrez. E no caso do tartan ter cores neutras, aí o céu é o limite. Use sua imaginação e selecione suas cores preferidas para montar suas produção do dia a dia.