A técnica para contornar a dificuldade para falar em público consiste em ciclos de respiração
Essa técnica de 48 segundos, ajuda quem tem dificuldade de falar em público. O método é super simples e tem quatro etapas. Para contornar a ansiedade nessas situações, Carmine Gallo, instrutor na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, usa uma técnica para fazer o corpo se sentir tranquilo. Basta controlar a respiração!
A técnica é usada por profissionais e celebridades e dá mais segurança à pessoa em momentos de exposição. Mas calma, não é respirar de qualquer jeito. Tudo tem um método, bora aprender?
Ansiedade em público
Para aqueles que não tem facilidade em falar em público, momentos como estes podem ser bem complicados. Mas a falta de ar vem, o coração dispara e você só quer fugir. Mas tudo tem uma solução!
Isso acontece porque o corpo percebe uma “ameaça” e te coloca em sinal de alerta. Imagina deixar a ansiedade atrapalhar naquela apresentação super importante do trabalho? Ou perder uma ótima oportunidade porque não conseguiu se comunicar direito?
Controle da respiração
Nesses cenários, é preciso dizer ao cérebro que está tudo bem e não há nada com o que se preocupar. Todavia a chave para acalmar é mudar a resposta fisiológica que o corpo está tendo.
Segundo a ciência, a maneira mais fácil de fazer isso é controlar a respiração.
O método tem quatro etapas e é chamado de respiração “relaxa”
- Conte até quatro enquanto inspira profundamente pelo nariz
- Prenda a respiração e conte até quatro
- Expire lentamente pela boca e conte até quatro
- Repita as etapas um a três para um total de quatro ciclos
Ciclo constante
Segundo Carmine, o ensinamento chegou até ele, por um instrutor Navy SEAL, grupo de elite norte-americano. A respiração relaxada funciona melhor se exercitada em ciclos. “Você descobrirá que desacelerar conscientemente a respiração envia um sinal ao cérebro de que o que você vivenciando não é uma ameaça”, contou.
O profissional indica pelo menos uma ou duas rodadas da respiração antes de subir ao palco. “Isso me deixa com um estado de espírito melhor, me permitindo focar no público como um presente, não como uma ameaça”.