Você está visualizando atualmente Telas sobre a Cuiabá Antiga passam a integrar acervo do Sesc-MT
Artista plástico que é conhecido por preservar técnica quase extinta, apresenta obras sobre a Cuiabá Antiga em exposição no Sesc Arsenal

Telas sobre a Cuiabá Antiga passam a integrar acervo do Sesc-MT

“Os quadros do Walmir Leite despertam a curiosidade das pessoas, pois são o reflexo de uma Cuiabá que somente existe nas lembranças dos antigos moradores

Obras do artista plástico, Walmir Leite, apresentam a Cuiabá Antiga e preservam a técnica da pintura com espátula, raramente utilizada em quadros contemporâneos. As obras serão adquiridas pelo Sistema Fecomércio-MT, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT), e passam a integrar o acervo da instituição.

Contudo todas as telas serão apreciadas pelo público na exposição ‘Cuiabania em Tela’, que ocupará a galeria do Sesc Arsenal entre os dias 6 e 30 de abril. O presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destaca a importância histórica das obras.

“Os quadros do Walmir Leite despertam a curiosidade das pessoas, pois são o reflexo de uma Cuiabá que somente existe nas lembranças dos antigos moradores, ao apresentar o centro da cidade tomado por jardins e com poucas edificações”, explica Wenceslau Júnior.

Assim, mostra uma das programações artísticas do evento ‘Sistema Fecomércio-MT Celebra Cuiabá’, que acontecerá no período de 5 e 30 de abril, com diversas atrações culturais, em alusão ao aniversário de 304 anos da capital mato-grossense.

“São telas que perpetuam com riqueza de detalhes parte da memória da nossa capital e um estilo pouco difundido entre os artistas plásticos da nova geração”, complementa o presidente.

Os desenhos de Walmir são frutos de pesquisas bibliográficas e orais, em longas conversas com personagens que assinam, testemunharam. Desse modo, conviveram com os protagonistas de acontecimentos que marcaram a história de Cuiabá. O comprometimento do artista em se aproximar o máximo possível da realidade cenográfica, a partir das retratações nostálgicas que se confundem com poesia.

Lançamento do ‘Celebra Cuiabá’

Leite faz um convite velado a reeducação do olhar do público, conduzindo uma reflexão sobre o passado. Desacelerada no passo do menino que empina pipa onde hoje correm os carros, e também dialoga sobre a modernização das profissões. Por exemplo, o ‘lenhateiro’, responsável por fornecer às dispensas a lenha utilizada pelas cozinheiras.

O artista plástico participou da cerimônia de lançamento da programação do ‘Sistema Fecomércio-MT Celebra Cuiabá’, no dia 16 de fevereiro, no Sesc Arsenal. Na oportunidade, expuseram alguns quadros, dando uma pequena prévia do que revelado na mostra ‘Cuiabania em Tela’.