Com o sinal do 5G transmitido na mesma frequência da antena parabólica tradicional, poderão ocorrer chuviscos, chiados e a imagem pode até travar
Famílias de menor renda de Rondonópolis já podem fazer o agendamento para receber o kit gratuito com a nova antena parabólica digital. Pelo menos 22,8 mil famílias podem ter direito ao serviço gratuito para pessoas inscritas em algum programa do Governo Federal (CadÚnico) e que têm a parabólica tradicional funcionando em casa.
O trabalho é realizado pela Siga Antenado, entidade responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku).
Desde agosto de 2022, o serviço começou em Mato Grosso a partir de Cuiabá. Na segunda fase, em dezembro, famílias de mais 13 municípios passaram a realizar as trocas.
Agora na 3ª fase, estão os municípios de Rondonópolis, Tangará da Serra, Alto Paraguai, Arenápolis, Denise, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Pedra Preta, Porto Estrela e São José do Povo. Todos os municípios estão na lista das 439 cidades da terceira fase do programa.
Nova antena
A substituição é necessária porque, em breve, as parabólicas tradicionais deixarão de funcionar. Isso significa que, quem não fizer a substituição pela nova parabólica digital, não conseguirá mais assistir à TV.
Outro problema que o modelo tradicional enfrentará é o risco de interferência no sinal da TV quando a tecnologia 5G for ativada em sua cidade ou região. Como o sinal do 5G transmitido na mesma frequência da parabólica tradicional, poderão ocorrer chuviscos, chiados e a imagem pode até travar.
As famílias que utilizam outros sistemas de transmissão para assistir televisão, como antena digital tipo espinha de peixe (instalada no telhado da casa), antena digital interna e TV por assinatura, mesmo que beneficiárias de programas sociais, não precisam fazer a troca.
Mas o CEO da Siga Antenado, Leandro Guerra, destaca os benefícios da nova antena. “A nova parabólica digital oferece melhor qualidade de imagem e de som, programação regional e, portanto, vai continuar sendo gratuita, como sempre foi”, afirma. “É muito importante que as pessoas procurem nossos canais de atendimento o quanto antes para saber se têm direito ao kit gratuito”.
Para saber se tem direito ao kit gratuito, o beneficiário deve entrar em contato pelo número 0800 729 2404. Ou então pelo site sigaantenado.com.br, com o número do CPF e do NIS em mãos.
Outras 13 cidades do Mato Grosso continuam com o agendamento para instalação do kit gratuito liberado. A previsão é que 19,1 mil famílias possam ter direito à instalação gratuita na capital e em outras cidades. Isto é, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres e Nossa Senhora do Livramento. Além de Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger e Várzea Grande.