Comissão de Transparência das Eleições e Ministério Público Eleitoral acompanharam o Teste Público de Segurança
O segundo dia da etapa de confirmação do Teste Público de Segurança (TPS) 2021 do Sistema Eletrônico de Votação, nesta quinta-feira (12), contou com a visita do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, e dos demais ministros titulares da Corte, além do vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet Branco.
Membros da Comissão de Transparência Eleitoral (CTE) e observadores eleitorais convidados também acompanharam as atividades, que aconteceram (13) na sede do Tribunal, em Brasília.
Os ministros e o representante do Ministério Público Eleitoral puderam então conhecer o trabalho das cinco equipes de investigadores; estes executaram planos de ataque considerados bem-sucedidos no evento do ano passado.
A etapa de confirmação do TPS tem como objetivo ratificar se as soluções adotadas pela equipe técnica da Corte Eleitoral foram suficientemente reforçadas para sanar todos os achados da última edição do teste.
Ao mesmo tempo acompanharam os trabalhos do TPS nesta quinta membros da CTE; assim como representantes da sociedade civil e entidades públicas interessadas em aprimorar o conhecimento sobre o funcionamento do sistema eletrônico de votação.
Para a advogada e observadora eleitoral Tati Gomes; a transparência das atividades do TPS, mostrada aos cidadãos e técnicos de diversas áreas do Direito e da segurança digital; antes de tudo respalda a confiabilidade do processo eletrônico para as Eleições 2022.
“A urna é confiável, e estamos aqui para observar e atestar isso; assim desmistificando o contrário que alguns insistem em dizer por aí. O acesso novamente ao sistema para diversas entidades aqui presentes é a prova da transparência que a Justiça Eleitoral busca, validando e fortalecendo a democracia”, afirma.
O Teste
O Teste de Confirmação ocorreu de 11 a 13 de maio, das 9h às 18h. O encerramento das atividades aconteceu às 17h desta sexta-feira (13). O evento está previsto no artigo 37 do Edital do TPS.
O Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação (TPS), então um evento permanente do calendário eleitoral, ocorre pelo TSE desde 2009, preferencialmente no ano anterior ao das eleições.