No momento, você está visualizando TikTok está se tornando fonte de notícias entre os jovens
Entre os usuários mais jovens, o TikTok estava ultrapassando seu principal negócio de busca, admitiu um executivo do Google

TikTok está se tornando fonte de notícias entre os jovens

Dados mostram que TikTok deixou de ser apenas um entretenimento

Especialmente entre os usuários mais jovens, o TikTok estava ultrapassando seu principal negócio de busca. Foi o que admitiu um executivo do Google, em junho deste ano. Mas, de acordo com um novo estudo do Pew Research Center, não é só para isso que o TikTok está sendo usado agora.

Sobretudo, para ter acesso às notícias, 33% dos usuários do TikTok dizem receber suas notícias regularmente pelo aplicativo, segundo um relatório que examinou o uso das redes sociais entre os norte-americanos. Já em 2020, apenas 22% diziam se informar pela plataforma.

Ao mesmo passo que o TikTok vem crescendo continuamente, quase todas as outras redes sociais tiveram quedas seguindo a mesma métrica. Um dos exemplos é o Facebook, há dois anos 54% de seus usuários diziam receber notícias regularmente, agora este número caiu para 44%.

Pois esses dados mostram que o TikTok já deixou de ser apenas uma plataforma de entretenimento. Ou seja, onde se costumava ver dublagens, danças ou conteúdo de comédia. Agora, para muitos, se tornou uma mídia à qual recorrem para saber das novidades do mundo.

O TikTok ainda não ultrapassou o Facebook

O que mais preocupa a segurança nacional dos EUA, é que o aplicativo poderia se tornar um canal para potências estrangeiras influenciarem as crenças desses usuários. Tudo porque, o TikTok tende a se tornar uma das principais “fontes” para os jovens dos Estados Unidos. Sobretudo, para aqueles que desejam ficar por dentro das notícias e dos eventos atuais.

Por enquanto, o TikTok ainda não ultrapassou o Facebook. Pois o mesmo se mantém sendo a principal fonte de consumo de notícias entre as redes sociais.

Ao se tratar dos adultos dos Estados Unidos, a pesquisa do Pew Research Center, descobriu que 31% dizem receber notícias regularmente do Facebook. Em seguida, 25% do YouTube, 14% do Twitter e 13% do Instagram.

Em relação aos adultos que receberem notícias através do TikTok, a plataforma ficou em 5° lugar nesse ranking, com apenas 10%.

Confira o ranking de consumo de notícias dos adultos norte-americanos:

  1. Facebook (31%);
  2. YouTube (25%);
  3. Twitter (14%);
  4. Instagram (13%);
  5. TikTok (10%);
  6. LinkedIn (4%);
  7. Snapchat (4%);
  8. Nextdoor (4%);
  9. WhatsApp (3%);
  10. Twitch (1%).

Além disso, o centro de pesquisa apoiou a afirmação de que o Google estava perdendo forças para o TikTok e outras redes sociais. Foi observado que a porcentagem de adultos norte-americanos que recebem as notícias através de uma busca na web, caiu de 23% em 2020 para 18% em 2022.