Os pesquisadores concluíram que várias culturas de jovens que postam os vídeos da plataforma sobre dieta propagam mensagens sem evidências médicas e científicas
Um estudo realizado pela Universidade de Vermont, nos EUA, indicou que o TikTok é responsável por reproduzir vídeos que transmitem uma mensagem tóxica e insalubre de dieta para jovens de diferentes países.
Os pesquisadores analisaram o TikTok e assistiram em torno de mil vídeos que estavam diretamente relacionados com alimentos – por meio das hashtags fitness e comida, com 1 bilhão de visualizações cada. Segundo eles, os conteúdos passavam uma mensagem falsa sobre o peso ser o melhor fator de avaliação da saúde de uma pessoa, e isso é algo que está sendo bastante promovido na plataforma.
De acordo com Lizzy Pope, nutricionista e líder da pesquisa, o envolvimento dos usuários com essa parte do TikTok pode ser algo bastante prejudicial. Tendo em vista que a maioria das pessoas que frequentam a plataforma são do público jovem.
“Todo dia, milhões de adolescentes e jovens adultos recebem conteúdo no TikTok. Nele, pinta uma imagem muito irreal e pouco precisa sobre comida, nutrição e saúde”, afirma Pope. Entre os temas específicos dos vídeos analisados, alguns eram sobre hábitos alimentares e outros traziam dicas de redução da gordura corporal.
Para construir o estudo, os pesquisadores analisaram conteúdos publicados no TikTok desde 2020.
Assim, selecionaram vários vídeos entre os 100 mais populares de diversas hashtags ligadas à temas como nutrição, alimentação e peso.
Com isso, os pesquisadores concluíram que os vídeos selecionados não tinham evidências científicas e médicas que sustentassem os conteúdos divulgados. Além disso, os conselhos passados pelos criadores não especializados nos temas, são considerados danosos e dissemina ideias nada saudáveis sobre alimentação.
Cultura e a dieta
Nesse sentido, os cientistas manifestaram preocupação, já que a situação pode gerar distúrbios alimentares entre jovens adultos e adolescentes, o público majoritário do TikTok. De acordo com um levantamento do site Daily Mail, o desenvolvimento de distúrbios alimentares aparece costumeiramente entre os 12 e 25 anos de idade.
“Embora algumas pessoas possam argumentar que assistir a vídeos de transformação de peso motivador, (outros pesquisadores) descobriram que adolescentes em corpos maiores relataram que assistir a vídeos de perda de peso bem-sucedidos parecia desmotivador. Desanimador quando a perda de peso era retratada como muito fácil, algo que geralmente acontece “, explica o artigo.
Diversos profissionais da saúde defendem a tese de que estar acima do peso não significa que a pessoa esteja doente. Médicos e nutricionistas, afirmam que o peso da balança, uma das informações observadas pelos especialistas, sendo importante ter sempre como um acompanhamento médico por perto.