Você está visualizando atualmente Saiba por que é recomendado tirar os sapatos ao entrar em casa
Bactérias e micróbios são trazidas na sola do seu sapato, ao entrar em casa, considere essa questão

Saiba por que é recomendado tirar os sapatos ao entrar em casa

Químicos explicam a importância de tirar os sapatos ao entrar em casa

Você provavelmente limpa seus sapatos se pisar em algo enlameado ou nojento. Mas quando você chega em casa, ao entrar, você costuma tirar os sapatos na porta? Muita gente não. Para muitos, o que você arrasta na sola dos sapatos é a última coisa que passa pela cabeça ao chegar em casa.

Somos químicos ambientais que passaram uma década examinando o ambiente interno e os contaminantes aos quais as pessoas estão expostas em suas próprias casas. Embora nosso exame do ambiente interno, por meio de nosso programa DustSafe, esteja longe de ser completo, sobre a questão de calçar ou descalçar em casa, a ciência se inclina para o último.

É melhor, no entanto, deixar sua sujeira do lado de fora da porta. Nosso trabalho envolveu a medição e avaliação da exposição a uma série de substâncias nocivas encontradas dentro das residências, incluindo:

  • Genes resistentes a antibióticos (genes que tornam as bactérias resistentes a antibióticos);
  • Produtos químicos desinfetantes no ambiente doméstico;
  • Microplásticos;
  • Produtos químicos perfluorados (também conhecidos como PFAS ou “forever Chemicals”, devido à sua tendência a permanecer no corpo e não se decompor) usados ​​de forma onipresente em uma infinidade de produtos industriais, domésticos e de embalagem de alimentos;
  • Elementos radioativos.

Quais contaminantes estão em sua casa?

As pessoas passam até 90% do tempo dentro de casa, então a questão de usar ou não sapatos dentro de casa não é trivial. O foco da política é tipicamente no ambiente externo para o solo, a qualidade do ar e os riscos ambientais para a saúde pública.

Entretanto, há um interesse regulatório crescente na questão da qualidade do ar interno. A matéria acumulada dentro de sua casa inclui não apenas poeira e sujeira de pessoas e animais de estimação que perdem cabelo e pele. Cerca de um terço é de fora, trazido pelo vento ou pisado naqueles sapatos ofensivos.

Alguns dos microrganismos presentes em calçados e pisos são patógenos resistentes a medicamentos, incluindo agentes infecciosos hospitalares (germes) de difícil tratamento. Adicione toxinas causadoras de câncer de resíduos de asfalto e produtos químicos de desregulação endócrina do gramado, e então você poderá ver a sujeira em seus sapatos sob uma nova perspectiva.

* Texto de Mark Patrick Taylor, Macquarie University e Gabriel Filippelli