Buscando engajar jovens de 16 e 17 anos a votar, TSE e TikTok firmam parceria
Plugados nas redes sociais, os jovens que pertencem a geração Z, nascidos entre 1995 e 2010, estão no foco do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em uma campanha informativa sobre as Eleições 2022. Para isso, está firmada uma parceria entre TSE e TikTok; com o objetivo de conscientizar esse público que utiliza com frequência a plataforma, inclusive para mobilizá-los a participar do processo eleitoral; incentivando a busca pelo título de eleitor para maiores de 16 anos.
Segundo o comunicado divulgado pelo TikTok, às fake news serão combatidas com rigor, contando com a denúncia dos usuários.
“Esses relatos são enviados diretamente para times que revisam o conteúdo de acordo com nossas políticas de desinformação. Trabalhamos em parcerias com agências de checagem de fatos, incluindo o Estadão Verifica, no Brasil; que nos ajuda a confirmar a veracidade de conteúdos para que nossos times possam atuar de forma adequada para evitar a disseminação de desinformação na plataforma”, afirma o comunicado divulgado pela empresa.
Conscientização dos jovens
Dados do jornal Estado de São Paulo mostram que o engajamento do cidadão que se encaixa na categoria do voto facultativo é o menor dos últimos 10 anos.
De olho nesse cenário, para a produtora audiovisual Clarissa Millford, que já produziu filmes para Netflix e Amazon; também fundadora da Academia de TikTokers; a parceria com a plataforma chinesa é riquíssima para contribuir na informação desse jovem, para orientar sobre o processo de emissão do título (que ainda dá tempo, até o dia 4 de maio).
“E essa parceria vai facilitar o acesso a esse conteúdo; trazendo esse conhecimento de uma maneira mais dinâmica, envolvente e também mais próxima a linguagem que o jovem consome hoje. Além disso, a formalização da parceria sem dúvida auxilia na redução da propagação das Fake News e da desinformação dos usuários da plataforma”, diz Clarissa.
Dinamismo nas publicações
No entanto, para a parceria colher frutos positivos, as publicações deverão seguir uma linha com conteúdos atrativos, que despertem interesse dos jovens.
Na análise de Clarrisa Millford, as características dos conteúdos em vídeo que captam a atenção do jovem brasileiro hoje são, primordialmente; vídeos curtos, dinâmicos, que normalmente vem acompanhados de uma trend (alguma tendência de vídeo que esteja sendo amplamente consumida no momento); e além disso com uma linguagem informal e direta.
“Não é preciso fazer dancinhas, mas é necessário adaptar o conteúdo das publicações para esse formato de linguagem que o jovem está assistindo”, destaca a produtora audiovisual que também conta com certificação em vídeos curtos pela New York Film Academy.