Durante os quatro dias de evento, a equipe técnica atendeu o público, realizou reuniões com agentes e investidores e apresentou roteiros integrados do estado
Mato Grosso marcou presença na Festuris 2025, Feira Internacional de Turismo de Gramado, realizada entre os dias 6 e 9 de novembro, no Rio Grande do Sul. Reconhecida como um dos principais eventos de negócios do turismo da América Latina. Assim, a feira reuniu representantes do setor público e privado de todo o país.
A participação de Mato Grosso foi coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Ou seja, por meio da Adjunta de Turismo, com foco em destacar os principais destinos turísticos do estado e reforçar o potencial das regiões do Pantanal, Amazônia e Cerrado.
Durante os quatro dias de evento, a equipe técnica atendeu o público, realizou reuniões com agentes e investidores e apresentou roteiros integrados do estado. O estande também reuniu empreendimentos parceiros, como o Gran Odara, Confiança Turismo, Malai Manso Resort, Balatiponé Etnoturismo e a Prefeitura de Tangará da Serra. Dessa forma, contribuíram para ampliar a visibilidade dos produtos e serviços turísticos e fortalecer a imagem de Mato Grosso como destino competitivo e diversificado.
Resultados positivos para o setor turístico e novas parcerias
A programação também valorizou a cultura regional com ativações que encantaram o público. O chef Marcelo Cotrim apresentou pratos típicos como feijão gordo pantaneiro, arroz maria izabel e farofa de banana; o cantor João Márcio animou o estande com música regional; e o artesão Alcides Ribeiro demonstrou o processo de confecção da viola de cocho, instrumento símbolo da identidade pantaneira.
De acordo com a superintendente de Política e Promoção do Turismo, Júlia Assis, a presença de Mato Grosso na Festuris 2025 rendeu resultados positivos para o setor turístico do estado, com novas parcerias e oportunidades de promoção dos destinos locais.
“Eventos como este geram conexões importantes com operadores, investidores e representantes do trade turístico, ampliando as possibilidades de negócios e parcerias. Além disso, permitem mostrar a diversidade e o potencial do turismo mato-grossense, que une belezas naturais, gastronomia e hospitalidade em uma experiência única”, afirmou.


